Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Ações da Assistência Social garantem cidadania

1º Acessifest foi um dos grandes eventos nestes primeiros meses de governo da prefeita Délia Razuk – Assecom/arquivo

O cuidado e zelo com as pessoas é prática permanente da Secretaria Municipal de Assistência Social. Responsável pela gestão e coordenação da política para o setor, a pasta atua sempre coma preocupação de promover a cidadania e direitos humanos no Município.

 

A secretaria tem como objetivo garantir a todo cidadão direito à família, à infância, à adolescência, à velhice, com inserção no mercado de trabalho, à reabilitação profissional, à integração comunitária e social.

 

De acordo com a secretária Ledi Ferla, a pasta tem buscado sempre caminhar junto com a sociedade civil e organizações não-governamentais no desenvolvimento de projetos e ações que visam atender às necessidades básicas da população.

 

Neste sentido, são várias as iniciativas, voltadas a atender os cidadãos e cidadãs com políticas públicas que garantam a conquista e manutenção de direitos, de maneira que tenham também assegurada a dignidade.

 

Na atual gestão, além de gerir programas e convênios com órgãos governamentais, a pasta desenvolve atividades variadas. Uma das primeiras ações, este ano, envolveu as famílias que participaram do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, no Cras (Cento de Referência de Assistência Social), no Jardim Canaã l.

 

Também organizou e realizou, no Cras Água Boa, seminário para tratar sobre o enfrentamento de violência contra a mulher.

1º Acessifest foi um dos grandes eventos nestes primeiros meses de governo da prefeita Délia Razuk – Assecom/arquivo

 

A preparação e agentes para o exercício pleno das funções é iniciativa corrente, como recente capacitação com os novos técnicos entrevistadores e cadastradores do Cadastro Único, evento realizado na Casa dos Conselhos, onde também aconteceu a capacitação com os novos orientadores sociais que atuarão nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.

 

A Semas também participou ativamente do lançamento do programa Bairro a Bairro, no distrito de Vila Vargas, onde desenvolveu ação comunitária, atendendo centenas de pessoas com oferta de serviços diversos. A equipe da secretaria participou, ainda, de reunião com as famílias do território do Cras Vila Cachoeirinha e organizou a 1º Acessifest, no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017