Aeroporto de Dourados recebe investimentos para conforto e segurança

Nova viatura AP-2 que em breve estará sendo utilizada para segurança no aeroporto e Dourados - Chico Leite

Nova viatura AP-2 que em breve estará sendo utilizada para segurança no aeroporto e Dourados – Chico Leite

Nesta quinta-feira, dia 06/08, técnicos da SAC (Secretaria de Aviação Civil) vistoriaram e testaram a viatura modelo AP-2, O KM, que chegou para o aeroporto Francisco de Matos Pereira, de Dourados. Com a substituição pela fabricante de alguns mecanismos que não funcionaram satisfatoriamente a viatura entrará em operação nos próximos dias.

A vistoria foi acompanhada pelo diretor do aeroporto, Juliano Domingos, pelo coordenador de Transportes Aéreos do Estado, Fabrício Alves Correa, e o comandante do Corpo de Bombeiros em Dourados, tenente-coronel Edson. É o Corpo de Bombeiros que opera a Sescinc (Seção de Combate a Incêndio) do aeroporto.

A viatura nova é uma conquista da articulação do prefeito Murilo. Essa viatura foi encaminhada para o Estado destinada ao aeroporto de Coxim. Porém, como aquela cidade ainda não tem aeroporto e aguarda recursos do PIL: Aeroportos (Programa de Investimento em Logística: Aeroportos) para as obras – o que deve demorar pelo menos três anos -, o prefeito e o secretário de Planejamento, Luis Roberto Araújo, negociaram com o governador Reinaldo Azambuja sua destinação para Dourados.

O AP-2 antigo que operava no aeroporto ficará a disposição do Estado para uso em outro aeroporto. A viatura reserva em Dourados continua um AC-4, que foi recebido no ano passado. O aeroporto ainda tem uma viatura de combate a incêndio de pequeno porte, utilizada como carro de apoio. A Sescinc do aeródromo é de categoria 5, capaz de atender aeronaves de até 118 passageiros, como o Embraer 195.

Esteira e ar – Está em tramitação na Prefeitura de Dourados duas licitações, uma para aquisição de uma esteira de bagagens e outra para compra de sistema de ar condicionado.

Na segunda-feira, dia 03/08, a Prefeitura publicou novamente no Diário Oficial do Município o edital de licitação para compra de uma esteira de desembarque de bagagens. O equipamento proporcionará mais qualidade e rapidez no momento do desembarque dos passageiros. A abertura das propostas será no próximo dia 14.

Nova viatura AP-2 que em breve estará sendo utilizada para segurança no aeroporto e Dourados - Chico Leite

Nova viatura AP-2 que em breve estará sendo utilizada para segurança no aeroporto e Dourados
– Chico Leite

Também tramita internamento o processo de licitação do sistema de ar condicionado para o saguão da estação de passageiros. Na primeira licitação em junho não houve interessados por conta do modelo do sistema. A Prefeitura está fazendo as mudanças no edital e o lançará em breve para que no verão as pessoas já tenham mais conforto ao utilizar o aeroporto de Dourados.

Desde que era vice-governador o prefeito tem trabalhado para melhorar o aeroporto de Dourados. Foi reformada a pista, a estação de passageiros, construído o alambrado da pista, a estação de combate a incêndio e implantada a estação meteorológica e operação por instrumentos para aeronaves de até 50 passageiros. Também foi e construída uma sala de embarque climatizada com capacidade para 100 pessoas.

Murilo havia adiado outros investimentos por conta da inserção do aeroporto de Dourados no PIL: Aeroportos, que é um projeto de 2012. Mas diante do atraso do governo federal o prefeito vai instalar na atual estação o sistema de ar condicionado e a esteira de recebimento de bagagens para garantir conforto aos passageiros até que fique pronto o novo terminal. Mesmo que o governo federal consiga licitar ainda este ano, a obra deve demorar pelo menos dois anos.

 

Publicado em: 10/08/2015 as 7:35 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018