Secretaria de Sade de Dourados

Apresentação de fluxograma do trabalho infantil em Dourados acontece na sexta-feira

A Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, vinculada à Secretaria de Assistência Social de Dourados, realiza na sexta-feira (09) apresentação voltada para profissionais da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente do município. A ação acontece a partir das 07h30 no auditório da Prefeitura.

O encontro tem como pauta principal a apresentação do fluxograma e protocolo do trabalho infantil em Dourados. Jaina Garcia Duarte Guirardi, da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil cita que a estruturação e debate do fluxograma visa definir instrumentos e fluxos de notificação e atendimento integrados das situações de trabalho infantil.

A ação contará com a presença da técnica de Referência do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Izildinha Barbosa. Ela abordará o tema com foco ao conceito e identificação do trabalho infantil e ênfase ainda a importância do trabalho em rede.

O fluxograma e protocolo foram apresentados como proposta da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e contou com aprovação sendo publicado em Diário Oficial do município.

Jaina destaca que o debate do fluxograma acontece dentro do intuito da gestão municipal de agregar eficácia às ações para toda a rede na atuação de situações identificadas de trabalho infantil.

A construção do fluxograma e protocolo de atendimento dos casos de Trabalho Infantil é estruturada pela comissão e visa  cumprir o Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil que tem ações constituídas dentro de cinco eixos estruturantes: Informação e Mobilização; Identificação; Proteção Social;Defesa e Responsabilização e Monitoramento.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018