Secretaria de Desenvolvimento Econmico e Sustentavel de Dourados

Através do Imam, Prefeitura firma parceria com a Uems para educação ambiental

Alunos aprendem sobre meio ambiente graças a parceria entre Imam e Uems – Divulgação/Imam

A Prefeitura de Dourados, por meio do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) e alunos do curso de engenharia ambiental da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) promoveram ações de educação ambiental em algumas escolas da rede municipal de ensino.

O objetivo foi informar e envolver os estudantes da rede básica de ensino municipal em temas que foquem a conservação do solo. A partir disso, foram apresentadas maquetes que simulam diferentes contextos do cotidiano e que simulam o tratamento de efluentes, procedimentos e estágios da decomposição de resíduos em aterros sanitários, conservação do solo e a eficácia da cobertura vegetal para manter sua qualidade e estabilidade, além de um modelo de casa ecológica, na qual toda a matéria orgânica gerada e os recursos naturais utilizados, como a água e energia, podem ser reutilizados e empregados de maneira sustentável.

Segundo o departamento de Educação Ambiental, as ações estão sendo coordenadas pelos servidores responsáveis pela Educação Ambiental do Imam e pelo professor Marcus Vinicius Galbetti, da Uems.

As unidades visitadas foram as escolas Aurora Pedroso de Camargo, com atendimento aos estudantes das turmas do 6° ao 9° anos e a escola Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018