Cerest Dourados fica com o 2º lugar em avaliação do Ministério da Saúde em ações de prevenção

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), ligado a Prefeitura de Dourados, figura em segunda colocação em avaliação da coordenadoria geral de Saúde, do Ministério da Saúde.

A Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública realizou a webconferência com os resultados parciais do 1° quadrimestre dos indicadores de saúde do trabalhador do plano nacional de saúde 2020/2023.

O Cerest Dourados obteve a segunda colocação na avaliação que envolveu 14 unidades. A primeira colocação foi da sede do Cerest de Goiânia.

Os direcionamentos do Cerest são ações especializadas de prevenção, promoção e vigilância em saúde dos trabalhadores. O Centro de Dourados abrange Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Rio Brilhante e Vicentina.

O gerente do Cerest, Willian Francisco Diniz, destaca que as equipes no momento tem atuado no enfrentamento ao coronavírus tendo em vista prevenção à infecção e disseminação do vírus em ambientes de trabalhos dos mais diversos tipos.

Ele cita que as equipes tem fiscalizado as empresas da região em relação aos protocolos de enfrentamento à doença. Na sexta-feira (26), a Coamo recebeu a equipe e várias orientações foram dadas.

O Cerest conta com equipe profissional com médica, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, técnico de segurança do trabalho, fisioterapeuta e psicóloga.

Para o gerente, o ótimo resultado obtido na avaliação do Ministério da Saúde, “é fruto do empenho de toda equipe em priorizar a saúde do trabalhador em nossos municípios, sendo necessário relembrar às unidades de saúde de Dourados e aos outros municípios da microrregião e ainda em tempos de pandemia, é essencial manter as notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho para que esse serviço continue sendo prestado à população”.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2020