Com entrega de patrulha mecanizada na Macaúba, prefeita destaca novo patamar da agricultura familiar

Patrulha mecanizada foi entregue à comunidade de Macaúba e será gerida pela AgroMacaúba – A.Frota

Durante a solenidade de entrega de mais uma patrulha mecanizada para a agricultura familiar, ocorrida no distrito de Macaúba, na sexta-feira (6), a prefeita Délia Razuk destacou as ações de fomento ao setor que ocorrem desde o ano passado. O maquinário ficará cedido à AgroMacaúba, associação formada recentemente e que visa fortalecer a agricultura na região do distrito.

“Estamos aqui para entregar esta patrulha e destacar o novo momento que a assistência à agricultura familiar vive nos últimos meses. Tínhamos uma patrulha no início do ano passado e agora são 10, que atuam nas aldeias, nos assentamentos e para as associações. Isto tem melhorado a estrutura e dado aos produtores condições para produzirem mais e melhor”, disse a prefeita.

A patrulha, formada por um trator, uma semeadeira de calcário e uma grade aradora, é um dos conjuntos comprados a partir de investimentos de R$ 5,5 milhões, em parceria do governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, via Sudeco, e do Governo do Estado, através da Semagro, por meio da Agraer.

O maquinário vai contribuir com a comunidade que formou a AgroMacaúba recentemente e já conta com 51 associados e outros 14 na espera. Segundo o presidente da associação, Fernando Gabriel Bolsoni, a comunidade abraçou a ideia e, pela primeira vez em décadas, o distrito recebe atenção da prefeitura. “As pessoas estão renovando as esperanças e sabem que não podem cobrar a prefeita que está há pouco mais de um ano e meio por um abandono que ultrapassa quatro décadas. Mas também sabemos que podemos conquistar muito mais”, disse.

Diretor da escola de Macaúba e um dos representantes da comunidade, o professor Mário dos Santos Almeida disse que a comunidade estava desacreditada, mas tem ciência da força que tem. “Macaúba é forte e com este apoio que recebemos, vamos crescer ainda mais”, disse.

O coordenador municipal da Agraer de Dourados, André Luiz de Barros, reforçou a importância da criação das associações para o fomento das comunidades agrícolas, mas, sobretudo, destacou a oportunidade de mercado que se abre em uma região de grande produção de grãos, mas que sofre com a baixa produção de hortifruti.

“É bem sabido que quando se une forças se conquista o crescimento. A nossa cidade necessita de produtos do hortifrúti, é um mercado em expansão e importamos quase 90% do que é consumido. Com este aporte, estas comunidades em Dourados podem entrar nesse mercado com força”, disse.

O deputado federal Dagoberto Nogueira, presente na solenidade, se disse feliz por poder contribuir com o fomento à agricultura familiar. “Ajudar os produtores que movem o Brasil é algo importante. Isso é dignidade”, disse.

O vereador Bebeto disse que a organização dos produtores é fundamental. “Vemos que a administração responde com trabalho e dá fomento às comunidades nos distritos como há muito não era feito”, disse.

O evento teve a participação dos secretários Marcos Roberto Soares (Agricultura Familiar), Landmark Ferreira Rios (Assistência Social) e Renato Vidigal (Saúde), os vereadores Silas Zanata, Bebeto, Romualdo Ramin e Jânio Miguel, além do deputado federal Dagoberto Nogueira, autor da emenda que possibilitou a aquisição do maquinário.

A fanfarra da escola Coronel Firmino Vieira de Matos, composta por 15 alunos, fez uma apresentação durante a solenidade. Os instrumentos foram entregues pela Prefeitura de Dourados recentemente.

Publicado em: 09/07/2018 as 12:57 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018