Conselheiros da OP aprovam HU

Doze conselheiros do Orçamento Participativo visitaram, no último sábado, o Hospital Universitário (HU). Acompanhados do secretário Municipal de Saúde, Takeshi Matsubara, eles puderam conhecer as dependências do hospital que, gradativamente vai entrando em funcionamento. “Olhamos o local e aprovamos a utilização do espaço para atender a população de Dourados”, afirmou o conselheiro da região 1, Mateus dos Santos. Um bom sinal de que o grupo realmente aprovou as dependências do HU foi a verba do Orçamento Participativo que os conselheiros colocaram à disposição da Prefeitura para a construção do asfalto na extensão do José Roberto Teixeira em um trecho do bairro Altos do Indaiá. A pavimentação asfáltica já foi anunciada pelo prefeito Laerte Tetila e está prevista para iniciar na próxima semana. “O asfalto vai facilitar a passagem dos ônibus que a cada 20 minutos passam pela pista em direção ao HU”, afirma o prefeito. “Não apoiávamos a decisão da mudança de especialidades e do laboratório Central do Pronto Atendimento Médico para o HU. Depois que vimos a qualidade das instalações e dos serviços que o local pode oferecer, aprovamos a atitude da Prefeitura”, diz o conselheiro da região 8, César Viana. Uma sugestão dos representantes do OP foi a colocação de iluminação nas pistas próximas ao HU que logo foi acatada pelo prefeito. O Secretário Municipal de Saúde acredita que até julho todo o hospital estará em pleno funcionamento. O laboratório que atende toda a população de Dourados e regiões vizinhas está em funcionamento no local há duas semanas. Diariamente são atendidos exames de aproximadamente 200 pacientes incluindo exames do PAM, dos postos de saúde e unidades de saúde da família. O secretário calcula que para fazer um novo laboratório seriam necessários no mínimo R$ 1 milhão. “A única despesa que tivemos foi com a mudança do laboratório do Pronto Atendimento Médico para as dependências do HU”, lembra Takeshi.

Publicado em: 02/04/2003 as 15:51 horas