Decreto nº 362 – 2013 – Aprova o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

Baixar o Arquivo

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS
DECRETO N° 362, DE 17 DE JUNHO DE 2013
“Aprova o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.”
O PREFEITO MUNICIPAL DE DOURADOS, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições que lhe são conferidas no inciso II do Art. 66 da Lei Orgânica do Município.
D E C R E T A:
Art. 1º – Fica aprovado o Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres constante no anexo único desse decreto.
Art. 2º – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Dourados (MS), 17 de junho de 2013.
Murilo Zauith
Prefeito
Alessandro Lemes Fagundes
Procurador Geral do Município
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS
ANEXO ÚNICO DECRETO N° 362, DE 17 DE JUNHO DE 2013.
PLANO MUNICIPAL DE POLITICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
Art. 1º O Município buscará a inserção da mulher no mercado de trabalho através das seguintes ações:
I. apoio ao projeto de Lei 4.857-a/2009 e ao PL 6.653/2009 que estabelecem medidas de proteção à mulher e garantia de iguais oportunidades nas relações de trabalho;
II – continuidade dos cursos de capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica criando oportunidades de trabalho, emprego e renda levando em consideração as egressas do sistema carcerário, com espaços recreativos às crianças das participantes;
III – garantir e implementar o funcionamento dos Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e de Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em todos os territórios de acordo com o SUAS, destacando a inserção produtiva para as mulheres ali referenciadas, garantindo o espaço recreativo às crianças das participantes;
IV – garantir e ampliar espaços específicos no município para que as mulheres possam expor e vender seus produtos artesanais sem prejuízo dos espaços já existentes;
V – garantir a inclusão produtiva das mulheres por meio da assistência técnica, bem como ao empreendedorismo, associativismo e cooperativismo.
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS
Art. 2º Promover uma educação de inclusão social e livre de todas as formas de discriminação e preconceito da com as seguintes ações:
I promover formações continuadas para instrumentalizar os educadores da rede pública municipal, no que se refere ao exercício da cidadania.
II – fomentar o protagonismo dos estudantes com a finalidade de promover a autoestima e o respeito às diversidades, promovendo uma cultura de paz.
III – promover a visibilidade da contribuição das mulheres na construção da história da humanidade, através de atividades pedagógicas e culturais.
VI – estimular a produção cultural feminina no cenário musical e literário.
Art. 3º Desenvolver um atendimento de saúde as mulheres através das seguintes ações:
I. estratégias de atenção do Poder Público Federal (SESAI, Funai) aos problemas de saúde das mulheres indígenas agravados pelo uso de álcool e drogas;
II elaboração de Políticas do Governo Municipal com apoio do Governo Estadual, ações conjuntas entre as Secretaria Municipal de Saúde e Educação quanto à prevenção da gravidez na adolescência;
III. promoção de campanhas de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis;
VI. garantir através do Programa de Atendimento Integral a Saúde da Mulher e do Programa de Planejamento Familiar à distribuição de métodos contraceptivos de maneira continuada e de acordo com a escolha da mulher.
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS
V. que a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Equipe de Humanização do Hospital Universitário implante e implementam o parto humanizado na maternidade.
VI que a Secretaria Municipal de Saúde incentive e mantenha a criação de grupos de gestantes em todas as Unidades Básicas de Saúde.
VII. que a Secretaria Municipal de Saúde tome medidas que possam garantir o cumprimento da Lei Federal 11.108/05 do Acompanhante no Parto nos Hospitais Públicos e Privados.
VIII. que o governo através da Secretaria Municipal de Saúde apoie e incentive o Parto Normal.
IX. que sejam implementadas no Município políticas que divulguem e incentivem o trabalho de enfermagem obstétrica na assistência ao parto normal de baixo risco.
Art. 4º Para a construção de políticas públicas de enfrentamento de todas as formas de violência, destacam-se as seguintes ações:
I. viabilização de políticas públicas para as mulheres nas áreas: inclusão da temática do gênero, religião, raças e etnias, nos currículos da educação básica;
II. formação continuada com ênfase na humanização do atendimento de servidores públicos, e sensibilização dos membros de conselhos de direitos à mulher e da sociedade civil para uma primeira escuta e encaminhamento aos serviços de enfrentamento a violência e outros agravos à mulher.
III. estímulo do convívio intergeracional, por meio de atividades para diferentes fases da vida
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS
humana integrando as diferentes faixas etárias de mulheres; ex.: teatro, cinema, dança, esporte e outras afins.
IV. implementação das ações da política nacional no âmbito municipal para o enfrentamento à exploração sexual e tráfico de pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultas, com atenção a situação das indígenas).
V. criação do observatório para a Implementação da Lei Maria da Penha
Art. 5º A participação das mulheres nos espaços de poder e decisão serão caracterizadas pelas seguintes ações:
I. promover campanhas que busquem a valorização, desenvolvimento da autoestima e empoderamento da mulher, usando os meios de comunicação e recursos midiáticos da prefeitura, ativando TV e radio comunitárias, fazendo programas que garantam o espaço da mulher.
II. em ação conjunta Coordenadoria da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM na elaboração de cartilhas, vídeos e subsídios com informação dos serviços que possam proporcionar a divulgação dos direitos das mulheres.
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019