Délia abre “Dourados Rosa” e lança projeto lenço solidário

Prefeita Délia Razuk abre a campanha “Dourados Rosa” e alerta as mulheres sobre prevenção – A. Frota

Nesta segunda-feira (01), a prefeita Délia Razuk fez, na Clínica de Atendimento à Mulher, a abertura da campanha Dourados Rosa. O mês de outubro é conhecido internacionalmente como período de prevenção ao câncer de mama e, em Dourados, ações foram intensificadas para levar informação e serviços de saúde às mulheres no intuito do combate a doença. O evento contou ainda com o lançamento da campanha Lenço Solidário.

A Prefeitura de Dourados estrutura a campanha para levar a programação a dezenas de bairros, nos distritos e também na reserva indígena.

O secretário de Saúde Renato Vidigal destacou que no âmbito da programação, as unidades básicas de saúde atenderão com preventivos, exame de toque de mama e encaminharão os pedidos de mamografia e também oferecerão testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.

Ele ressaltou que a gestão Délia Razuk tem atuado de forma a fortalecer o trabalho voltado para a saúde da mulher. Neste ponto, o médico pontuou, por exemplo, que a fila de espera para mamografia foi ‘zerada’ em Dourados e atualmente há vagas disponíveis.

O câncer de mama e o câncer do colo do útero acometem mulheres em várias faixas etárias. Quando detectado em fase inicial, a chance de cura é ampliada. O secretário enfatizou que toda a equipe da área da saúde está empenhada na campanha e apontou ainda sobre a evolução da medicina no tratamento desta doença.

“Profissionais da área da saúde estão preparados para orientar as mulheres douradenses. Esse mês é bastante especial e a pedido da prefeita a programação é extensa. Dourados tem avançado muito na saúde, enquanto em nível nacional o setor apresenta crise. Temos ‘caminhado’ e Dourados sentirá a transformação positiva no setor que será deixada por essa gestão”, disse Vidigal.

Durante a abertura da campanha, mulheres que já venceram o câncer de mama trocavam as experiências com pacientes que aguardavam para serem atendidas no local. A enfermeira Regina Gitti falou dos procedimentos que as mulheres precisam buscar para evitar o câncer de mama e o câncer de colo de útero e esclareceu dúvidas.

A prefeita Délia Razuk citou a importância de, além da prevenção destas doenças, as mulheres levarem informações para outras que fazem parte do seu cotidiano. “Temos que fazer nossa parte e alertar nossas familiares, amigas, enfim, quem nos cerca, com essa mensagem de vida e para quem enfrenta um tratamento, mensagem de esperança, afeto e apoio”, disse.

Ela ressaltou que em quase dois anos de gestão tem trabalhado para estruturar cada vez mais a rede básica de saúde e que avanços já são notórios nas unidades da área melhor equipadas e com mais profissionais.  Um abraço solidário idealizado pela prefeita aconteceu no local.

A prefeita também abriu a campanha Lenço Solidário, idealizada pela equipe da Clínica da Mulher. A ação consiste em convidar a população para fazer a doação de lenços que serão posteriormente encaminhados para as mulheres que estão em tratamento de câncer.

A valorização das mulheres douradenses com ações com foco na saúde, qualidade de vida e bem estar foi um ponto destacado por Sônia Pimentel, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Ela enfatizou que o mês é muito importante, no entanto, ações voltadas para o público feminino são constantes na gestão Délia Razuk.

Parceria entre a Coordenadoria, a Clinica da Mulher, a Secretaria de Saúde, Semas (Secretaria de Assistência Social) e Secretaria Municipal de Educação vai ofertar neste mês, apoio para as mulheres que precisam realizar exames de prevenção em horários diferenciados, como no intervalo de almoço e à noite. Sônia disse que assistentes sociais estão nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e encaminharão as mulheres que precisam deste diferencial para que contem com os serviços.

A programação do Dourados Rosa segue nesta terça-feira (02) com divulgação de material informativo na Clínica da Mulher, a partir das 8h. Esta ação terá seqüência até o dia 04.

Na quarta, dia 3, às 18h, a UBS do Santo André contará com palestra, aulas de zumba e de automaquiagem. No dia 4, haverá a campanha no período noturno  na Unidade Básica de Saúde da Cabeceira Alegre.

Toda a programação da campanha pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Dourados: http://www.dourados.ms.gov.br/.

 

LENÇO SOLIDÁRIO

A coordenadora da Clínica da Mulher, Zeli Aguera, enfatizou que a CAM receberá as doações inclusive no período noturno. O horário de atendimento do local é das 6h às 22h. A ação seguirá até o dia 30. Posteriormente ocorrerá a entrega das doações à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018