Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Délia abre oficialmente ‘Agosto Lilás’

Prefeita Délia Razuk garante para os próximos anos, ações de combate à violência contra a mulher – A. Frota

A ação “Agosto Lilás” e o programa Maria da Penha vai à Escola foram lançados oficialmente na manhã desta terça-feira (08) no auditório do CAM (Centro Administrativo Municipal). Palestras, seminários, blitz educativas, entre outras ações serão realizadas pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Rede de Enfrentamento a violência contra a mulher durante agosto e setembro.

A prefeita Délia Razuk abriu as atividades juntamente com secretárias do Executivo, vereadores e representantes de várias instituições públicas. Ela enalteceu a ação, destacou o empenho de várias entidades com a iniciativa e citou experiências que viveu dentro da temática.

“Tenho que agradecer o empenho de todos, entre estes as instituições que apoiam esta luta. Nós mulheres sempre acabamos sofrendo uma discriminação ou outra. Lembro-me que enfrentei algumas situações na campanha e graças a Deus estamos vencendo os desafios. Estamos com uma equipe de trabalho maravilhosa no Executivo, a Câmara de Vereadores tem nos apoiado e estamos vencendo todos os desafios”, destacou.

Os índices preocupantes de violência contra a mulher que colocam Dourados como a segunda cidade do Estado que mais conta com este tipo de crime, atrás apenas de Ponta Porã, também foram citados pela prefeita. Ela afirma que o trabalho de conscientização desenvolvido, seguirá nos próximos anos, com perspectiva em resultados futuros.

“Tenho certeza que as discussões sobre este tema terão resultados muito positivos. Os índices nos envergonham em Dourados, com número elevado de casos de violência contra as mulheres e com este trabalho de conscientização que irá gerar frutos, nós vamos mudar essa história. Precisamos trabalhar unidos para conseguir isso em menor tempo possível com o envolvimento de homens e mulheres”, pontuou.

A titular da DAM (Delegacia de Atendimento a Mulher), Paula Ribeiro, realizou uma palestra com o norte da Lei Maria da Penha e aproveitou para destacar conquistas nesta luta, mas também a necessidade de que o debate sobre o assunto se perpetue.

“Apesar de esta lei estar entre as três melhores legislações sob avaliação da ONU (Organização das Nações Unidas), ainda estamos engatinhando para fazê-la valer. Diante disso, é preciso trabalhar a conscientização com todos os públicos e neste, claro, as próprias mulheres para que entendam as várias formas de violência e denunciem”, falou. Ela destacou que a Delegacia da Mulher, inaugurada nesta terça-feira (07), é uma grande conquista, “e muitas outras precisam vir e para isso o trabalho em conjunto precisa se fortalecer cada vez mais”.

LEI

Prefeita Délia Razuk garante para os próximos anos, ações de combate à violência contra a mulher – A. Frota

As atividades foram instituídas no Estado pela Lei n° 4.969/2016. Conforme Sônia Maria Rodrigues Pimentel, da Coordenadoria, o trabalho de conscientização visa em especial atingir adolescentes para assim mudar a visão destes sobre o assunto e com o foco de futuramente se ter um índice menor de crime contra mulheres.

“O trabalho será feito com alunos do 6° ao 9° ano da rede municipal de ensino e acreditamos que com estação e público forma cidadãos melhores, tendo em vista diminuir estes números em breve”, afirma.

Ela destaca ainda que as ações foram estendidas até setembro para ser possível atender a um grande número de escolas na sede do município e também em distritos e aldeias indígenas.  Escolas privadas que quiserem solicitar a campanha também podem fazê-lo, bem como instituições religiosas e empresas.

Os interessados em mais detalhes sobre as ações podem entrar em contato com a coordenadoria pelo telefone: 67 3411-7144 ou 67 984657786. A Coordenadoria destaca que os telefones para denúncias deste tipo de crime são: 180/ 190.

Participaram da abertura da campanha, além das secretárias Ledi Ferla (Assistência Social), Denize Portolann (Educação), Patrícia Donzelli (Governo), Elizabeth Salomão (Assessoria de Comunicação), a presidente da Câmara, Daniela Hall, o vereador Cido Medeiros e a titular da Delegacia da Mulher, Paula Ribeiro.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017