Délia busca parceria com Exército para recuperar aeroporto

Prefeita Délia Razuk durante reunião com o general José Carlos Braga de Avellar, comandante Militar do Oeste – Divulgação

A prefeita de Dourados, Délia Razuk, acompanhada do deputado estadual Paulo Corrêa (PR), reuniu-se na tarde de terça-feira na Capital com o general de Brigada José Carlos Braga de Avellar, comandante Militar do Oeste (CMO) para tratar de uma parceria com o objetivo de recuperar e readequar o Aeroporto Municipal Francisco de Mattos Pereira, nos moldes de obras realizadas pelo Exército em vários estados do País e em Campo Grande, onde vias urbanas estão sendo recuperadas por profissionais de uma organização militar de Cuiabá (MT).

Délia explicou ao general Avellar que assumiu a Prefeitura de Dourados em situação emergencial em diversos setores, porém, um dos mais afetados, o de infraestrutura de suas vias urbanas, com o pavimento danificado e do aeroporto, que necessita de reparos para atender a demanda de profissionais que se deslocam para o município a trabalho. “Contamos com hospitais, três universidades públicas e outras particulares, com grande fluxo de visitantes que normalmente desembarcam em Campo Grande para depois se dirigir a Dourados, alongando a viagem”, destacou a prefeita, apresentando a pauta para uma parceria do Exército, ou para a recuperação das vias urbanas, ou para a readequação do aeroporto.

O general Avellar explicou que, atualmente, as obras de readequação urbana da Capital estão sendo executadas pelo Batalhão de Engenharia e Combate de Cuiabá, em serviço que deve ter duração de mais de um ano e que equipes do Batalhão de Engenharia de Aquidauana estão trabalhando na construção de ponte na região norte de Mato Grosso, para garantir o escoamento da safra e a trafegabilidade entre aquele Estado e a Amazônia.

Sobre a prioridade de Dourados, Délia apontou a ampliação e readequação da pista do Aeroporto Municipal, bem como a reforma da estrutura do prédio, uma construção antiga e que já não atende a necessidade dos passageiros e usuários. Ela também lembrou que já conta com um projeto pronto para a realização dessas obras com recursos financiados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem o apoio em Brasília (DF), do senador Pedro Chaves.

O comandante do CMO explicou ainda que a readequação do aeroporto pode ser viabilizada, desde que encaminhado o pedido oficial do município e a documentação do projeto, que será analisado por sua equipe de engenheiros e assessores e encaminhada a Brasília para avaliação do alto comando do Exército. “O Exército trabalha em um sistema de engenharia que tem definições em Brasília e aqui no CMO tratamos o assunto de forma política, administrativa e operacional para levar adiante o projeto”, ressaltou o general.

Prefeita Délia Razuk durante reunião com o general José Carlos Braga de Avellar, comandante Militar do Oeste – DIVULGAÇÃO

Segundo Avellar, o CMO tem condições de alocar meios para obras de interesse do Exército, como as do aeroporto de Dourados, onde está instalada uma das grandes unidades da corporação, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). “Um aeroporto em condições de atender também os interesses do Exército naquela região do Estado também seria de grande apoio para nossos trabalhos”, destacou o general.

Ele afirmou que, após receber o pedido formal da Prefeitura de Dourados e o projeto, determinará o estudo do impacto ambiental das obras no aeroporto e encaminhar para Brasília para agilização.

Délia destacou ainda o apoio do comandante da 4ª Brigada, general de Brigada Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho à iniciativa, agradeceu ao general Avellar e equipe pela receptividade e orientação e reforçou também um pedido para que no futuro o CMO possa analisar também uma parceria para obras de recuperação do asfalto.

Também participaram da reunião os coronéis Rangel, comandante de Engenharia e Combate e Marchetti, assessor parlamentar do CMO.

Publicado em: 05/07/2017 as 10:19 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018