Délia discute com general, início das obras de reforma do Aeroporto

General Willian foi recebido pela prefeita Délia Razuk, secretários e vereadores na manhã desta quinta-feira – A. Frota

Uma das obras mais aguardadas em Dourados, a reestruturação do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, será executada em três fases, já iniciadas neste mês de janeiro e que ocorrem simultaneamente. Os detalhes das ações foram apresentados pelo general da 4ª Brigada, Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho, na manhã desta quinta-feira (25), à prefeita Délia Razuk, secretários municipais e vereadores.

Toda a reforma está orçada em R$ 49 milhões, que serão aplicados na execução de projeto e obras. A execução é de responsabilidade do Exército Brasileiro. Conforme o general, o projeto executivo, a fase de reconhecimento e a aquisição de insumos foram iniciadas neste mês e devem seguir por cerca de quatro a cinco meses.

O general enfatiza que tais procedimentos são complexos e direcionarão as ações posteriores de forma eficaz. “Neste início do processo ocorrem levantamentos essenciais sobre a obra, o tipo de asfalto, topografia, análise de solo, lençol freático, questões ambientais, direcionamentos que envolvem muito critério e determinarão os encaminhamentos seguintes para colocar os maquinários para funcionar”, destacou.

A prefeita Délia Razuk analisou os trâmites atuais e solicitou ao general informações e relatórios constantes do andamento do projeto. Ela pontuou que acompanha com muita satisfação o desdobramento de um projeto de grande impacto ao desenvolvimento do município e da região, e que foi encaminhado em sua gestão com o esforço conjunto de secretarias e articulações políticas.

“Começar o ano com a reestruturação do nosso aeroporto nos dá muita alegria. Sabemos a importância dessa obra para novas perspectivas locais que destacarão ainda mais Dourados, inclusive em âmbito nacional. Destaco que a obra acontece diante de muito empenho de todos que estão envolvidos, agradecemos imensamente ao Exército por todo esse cuidado com cada ponto da reforma e de quem buscou para que isso acontecesse junto a nossa gestão como o ex-secretário José Elias Moreira, aos integrantes do Aeroclube de Dourados, antigos representantes do Exército também e políticos que se envolveram com a causa, como o senador Moka, por exemplo,” disse.

General Willian foi recebido pela prefeita Délia Razuk, secretários e vereadores na manhã desta quinta-feira – A. Frota

Do recurso previsto, R$ 4 mi já foram liberados pela Secretaria de Aviação Civil e direcionados para aquisição de insumos como combustível, equipamentos, materiais para o canteiro de obras, entre outros.

O Termo de Execução Descentralizada da reestruturação foi assinado em dezembro passado. O prazo para conclusão é de dois anos, no entanto, o general pontua que é possível que ocorra antes deste período.

Ainda conforme informações do general William, cerca de 200 homens estarão empenhados na obra, realizada pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército com apoio do 3° Grupamento de Engenharia, que está situado em Campo Grande – gestor executivo da obra – uma tropa que virá de Cuiabá – 9° Batalhão de Engenharia de Construção – e militares de cidades do interior de Mato Grosso do Sul, que também contribuirão.

 

 

Publicado em: 25/01/2018 as 12:56 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018