Délia participa de solenidade de entrega de CDI da Junta Militar

Este ano foram alistados mais de 2,5 mil jovens. Destes, em torno de 700 foram pré-dispensados e pelo menos 500 estiveram na praça – A. Frota

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), na Praça Antônio João, a solenidade para entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) mediante juramento à bandeira com a presença da prefeita Délia Razuk, presidente da Junta Militar, capitão Lair Itamar Dondé, chefe do posto de seleção, e Mário Cesar Leão Correa, responsável pela Junta Militar.

A prefeita usou a palavra para encorajar os jovens e lembrar que a dispensa não é o fim de um ciclo, mas sim o começo de um compromisso com a Pátria. “A dispensa deixa claro que vocês se declaram aptos e prontos para quando forem chamados. Agora, busquem as qualificações, os estudos e sejam cidadãos de grande valia para a nossa nação”, disse.

Durante a entrega, cinco jovens foram escolhidos para receberem os certificados das mãos das autoridades. A solenidade serve para que os participantes prestem o juramento à bandeira e à nação, com total disponibilidade para qualquer possível convocação militar, até que se complete a idade de 46 anos. Assim, todos estão dispensados do serviço militar por força de lei, mas cientes e aptos para qualquer posterior obrigação.

Este ano foram alistados mais de 2,5 mil jovens. Destes, em torno de 700 foram pré-dispensados e pelo menos 500 estiveram na praça – A. Frota

“Esta pronto para atender as convocações militares e manter a honra, integridade e instituições da Pátria, até com o sacrifício da própria vida”, menciona trecho do juramento. “Este é o compromisso de todos os brasileiros. Sejam fiéis ao juramento que fizeram para que o Brasil sempre esteja preparado para se defendido”, disse o capitão Dondé.

Com o certificado, os jovens comprovam estar em dia com as obrigações militares e podem efetuar as mais diversas ações como cidadãos, entre elas, participar de concursos públicos, ingressar em faculdade, trabalhar com carteira assinada.

Este ano, segundo dados repassados pela Junta, foram alistados mais de 2,5 mil jovens em Dourados. Destes, em torno de 700 foram pré-dispensados e, pelo menos, 500 estiveram na praça.

Os demais seguem com os trâmites para incorporação. Agora, eles se apresentam na 4ª Brigada em janeiro e fevereiro para mais duas seleções antes que em torno de 180 novos soldados sejam incorporados.

 

 

 

Publicado em: 25/10/2017 as 12:59 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017