Diferencial na formação de profissionais e na Saúde é destaque em aula inaugural do projeto DGPSUS

Aula inaugural do Projeto DGPSUS que visa agregar melhorias ao SUS ocorreu na manhã desta quarta – A. Frota

Na manhã desta quarta-feira (15) aconteceu a aula inaugural do DGPSUS – Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas e Residência e da Preceptoria no SUS (Sistema Único de Saúde), no auditório do Hospital Universitário. Os impactos positivos que a proposta trará aos estudantes e a área da Saúde em Dourados foram pontos destacados.

O professor da Unicamp Gastão Wagner de Souza realizou uma videoconferência com os participantes. Representantes da Direção de Ensino do Hospital Sírio Libanês, do Proadi SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional) e do Ministério da Saúde também participaram da abertura.

Preceptores (todos que de alguma forma contribuem com a formação dos profissionais de saúde) e residentes da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) estarão envolvidos mensalmente no projeto e precisarão posteriormente desenvolver um processo de trabalho “in loco” nas Unidades Básicas de Saúde.

A gerente da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, Luzimeire dos Santos Teixeira, enfatizou o desafio aceito pelos participantes com o projeto, “que certamente terão conhecimento expressivo agregado na área, com ênfase ainda de que gestão não envolve apenas gestores, mas precisa do envolvimento de todos para ser bem sucedida”.

Ela ressaltou ainda que “a intervenção trará um olhar diferenciado para o SUS em Dourados”.

Para Luiza Sandra de Paula, representante do Hospital Sírio Libanês, a ação será um grande diferencial, tanto na formação dos participantes quanto na Saúde de Dourados. “É um projeto grandioso; será de grande impacto a troca de experiências e o conhecimento agregado”, pontuou.

A ação seguirá até 2020 e acontece por meio de parceria entre Ministério da Saúde, Instituição de Ensino Sírio Libanês, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias de Saúde e Conselho Municipal de Secretaria de Saúde.

Também acompanharam a aula inaugural e enalteceram a ação, representantes do HU-UFGD.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019