Dourados institui a Semana do Lixo Zero

Toda última semana do mês de outubro em Dourados será denominada “Semana do Lixo Zero”. A definição foi divulgada na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (11). O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionada pela prefeita Délia Razuk.

A Semana Municipal do Lixo Zero será realizada anualmente, como instrumento de politica pública socioambiental. Entre os objetivos estão proporcionar ambientes para discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos no Município, envolvendo a sociedade civil organizada, o poder público, a iniciativa privada e a população em geral, fomentar a economia solidaria e a inclusão social, propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos em geral, promover ações educativas e de conscientização sobre a temática, incentivar o consumo consciente, entre outros.

Durante a ‘SEMANA’, serão realizadas palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre a temática, em Dourados bem como, ações coletivas de limpeza em espaços públicos do município, com intuito ainda de promover produção cientifica e acadêmica.

Recentemente a Prefeitura de Dourados promoveu a ação “Lixo E-Zero” com direcionamento em conscientização de proteção ao meio ambiente e descarte correto de materiais inservíveis considerados eletroeletrônicos.

O Lixo E-Zero resultou na recolhida de mais de 10 toneladas de lixo eletrônico.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019