‘Dourados Rosa’ vai intensificar exames preventivos e mamografias

Outubro é marcado pela campanha de conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste sentido, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, retoma neste mês a campanha “Dourados Rosa”. Será intensificada a realização de preventivos e de mamografia, além de ações voltadas para a saúde, bem-estar e autoestima do público feminino, em todas as faixas etárias, conforme encaminhamento da gestão Délia Razuk.

A equipe da Saúde estruturou a programação do mês com reforço aos procedimentos que podem identificar doenças ainda em fase inicial, o que aumenta a possibilidade de cura. As unidades básicas de saúde atenderão com preventivos no período e encaminharão os pedidos de mamografia.  A Secretaria de Saúde destaca que as mulheres devem buscar esclarecimentos sobre a necessidade e periodicidade de realização destes procedimentos nas próprias unidades básicas de saúde.

Durante o ‘Dourados Rosa’, todas as unidades da rede municipal de saúde oferecerão testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Este serviço tem início no dia 03, no horário de atendimento comum dos postos.

A abertura oficial da campanha acontece na segunda-feira, 1 de outubro, às 8h, no Centro de Atendimento a Mulher, no Jardim Água Boa, e contará com compartilhamento de experiências, a ação “lenço solidário” e apresentações artísticas. Na atenção básica, o lançamento da campanha é no dia 3, às 18h, na UBS do Santo André, e contará com palestra, aulas de zumba e de automaquiagem.

O CAM contará com divulgação de material informativo sobre câncer de 2 a 4 de outubro. No dia 8, às 8h, a unidade recebe a palestra “Vencendo o Câncer de Mama”.

 

Para o dia 17, a partir das 8h, o centro da mulher contará com oficina de beleza com diversas ações gratuitas para as mulheres. No dia 20, as unidades do Campo Dourado, Carisma e Parque das Nações I realizarão a campanha em período integral.

No dia 22, a partir das 8h, o CAM contará com palestra com profissional de nutrição sobre cuidados com a saúde e qualidade de vida. No dia 23, a unidade básica da Vila Rosa realizará a campanha DIA M no Dourados Rosa,  das 17h às 21h, ofertando a coleta de preventivos, exame clínico das mamas, oferta de testes rápidos, atividades educativas com nutricionista, psicólogos e enfermeiros, além de sessões de alongamento e sorteio de brindes .

A programação no CAM segue no dia 25 e as mulheres contarão com acupuntura, auriculoterapia e aromoterapia, procedimentos em parceria com médica Marcela Navarreti.

No dia 27, as unidades do Jardim Maracanã e Altos do Indaiá, ofertarão as atividades. No dia 30, no CAM, uma animada aula de zumba ocorrerá às 18h.

Ainda no dia 30, a agenda na unidade de saúde do Ouro Verde contará com a “Tarde Rosa”, com confraternização, sessão de maquiagem, automassagem e entrega de lembrancinhas. O encerramento das ações da Atenção Especializada no CAM é no dia 31, com entrega de lenço solidário.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2020