Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Dourados transforma atendimento a vítimas de violência sexual e Prefeitura receberá prêmio por proposta

Atendimento mais humanizado e ágil para crianças ou mulheres vítimas de violência sexual é o direcionamento do Projeto Acalento desenvolvido em Dourados. Oficializado em maio de 2018, o ‘Acalento’ concentra as etapas policial, de perícia e psicológica que envolvem  quem sofre crime sexual,  no Hospital Universitário.

A integração entre instituições municipais, estaduais e federais possibilita a confecção do boletim de ocorrência, perícia, anticoncepção e profilaxia contra doenças sexualmente transmissíveis em um único local, de forma a evitar o deslocamento das vítimas entre várias instituições, a desistência em cumprir etapas no atendimento.

“A vítima fica menos exposta e pode contar com um ambiente mais propício, onde receberá todo apoio necessário para aquele momento. É um grande passo no enfrentamento a violência contra a mulher, luta essa que a gestão Délia Razuk tem abraçado desde o início e por meio do apoio das instituições locais tem se fortalecido”, destacou Sônia Pimentel, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.

Além do HU, o Núcleo de Medicina Legal de Dourados, Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Delegacia de Atendimento à Mulher, Polícia Civil são parceiros da ação.

O proponente do projeto foi a Prefeitura de Dourados. O médico chefe do Núcleo de Medicina Legal de Dourados, Guido Vieira Gomes, é o responsável técnico da execução do ‘Acalento’.

O Governo de Estado por meio da Secretaria de Estado e Gestão Estratégica reconheceu o Projeto Acalento com o “Selo Destaque Prefeitura Amiga da Mulher”.

O prêmio será recebido em agosto. Dourados será contemplada juntamente com propostas desenvolvidas por Juti e Rio Verde.

Com o ‘Acalento’, em médio prazo estima-se que ocorra o aumento da notificação de crimes sexuais e a melhoria no esclarecimento dos mesmos, com as devidas prisões/punições.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019