Educação conclui detalhes do Profesp junto ao 28°Blog

Reunião discutiu detalhes do Programa Força no Esporte, parceria da prefeitura com o Exército – A.Frota

O Profesp (Programa Forças no Esporte) terá início nesta semana e atenderá alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino). Na manhã de segunda-feira (07), uma reunião na Semed (Secretaria Municipal de Ensino) definiu os detalhes finais da ação. Iniciativa do 28°Blog (Batalhão Logístico) do Exército Brasileiro, em parceria com a Prefeitura de Dourados, tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes no contraturno escolar.

De acordo com o secretário de Educação, Upiran Gonçalves, inicialmente o Profesp atenderá 70 alunos, das escolas municipais Arthur Campos Mello e Bernardina Corrêa de Almeida.

“Encaminhamos os alunos que precisam desse diferencial para agregar na educação e, em primeiro momento, priorizamos as unidades de ensino mais próximas do clube dos sargentos, local onde ocorrerão as aulas”, destacou.

As ações serão divididas com o atendimento de uma turma (35 alunos) às segundas-feiras e quartas-feiras e outra turma às terças-feiras e quintas-feiras. O Profesp ocorrerá sempre no período vespertino.  Logo na saída das aulas na Reme (11h25), os alunos pegarão o transporte para o Clube, almoçarão na unidade e após higiene pessoal participarão das ações. Antes da liberação, que ocorre às 16h, os alunos participarão de lanche no Clube.

O capitão Adalmiro Farias de Souza, um dos coordenadores do Profesp, ressalta que o foco principal é trabalhar com os menores para que criem gosto pelo esporte, ainda de forma a auxiliar no processo de educação, saúde, conhecimentos pessoal e social, aliados ao civismo, disciplina, dedicação e ética.

O 1° sargento do Blog, Clécio Giovani, citou que os alunos receberão uniformes da ação e para o próximo ano o intuito é dar sequência ao Programa.

Mariolinda Rosa Ferraz, da Coordenação administrativo-pedagógica dos núcleos de Educação Infantil e Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Finais, destacou que a ação agregará ao conhecimento e desenvolvimento dos alunos, que foram selecionados pela direção das unidades escolares.

Segundo ela, as atividades serão planejadas pelo coordenador do projeto e serão ministradas por militares pré-selecionados, professores, monitores e estagiários da área de Educação Física e por parceiros e/ou convidados cadastrados pelo Batalhão.

Nesta quinta-feira (09), uma aula inaugural com os participantes das duas escolas marcará o início das ações. O secretário pontuou que a expectativa é grande e acompanhou ações neste formato que impactaram no ensino dos alunos.

“Além de atividades esportivas, terá reforço escolar e instruções de natureza cívica; acredito no despertar da cidadania dos nossos estudantes. Fomos prontamente abertos a essa proposta, sabemos de modelos de ações deste formato que já deram certo. Acompanhei alguns, ainda como promotor de justiça da infância e agora sabemos que os objetivos serão alcançados”, pontuou.

 

Publicado em: 07/08/2018 as 12:21 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018