Entrevista: Luiz Carlos Ribeiro: CD Dourados GEO 2002 é uma moderna ferramenta de trabalho

O diretor do Instituto Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Iplan); INSERT INTO nw_noticias (not_id, not_edicao, not_hora, not_ativacao, not_tipo, not_titulo, not_titulo_destaque, not_legenda, not_legenda2, not_corpo, not_texto_destaque, not_fonte, not_usuario, not_chapeu, not_subtitulo, not_credito, procura, dest_sec) VALUES arquiteto Luiz Carlos Ribeiro, autor de projetos arquitetônicos como o Monumento do Colono que hoje é um dos marcos da cidade, ambientalista convicto – foi fundador e o primeiro presidente da ONG Salvar – fala, nesta entrevista, sobre CD-ROM Dourados Geo 2002, um trabalho pioneiro que reúne os principais mapas da cidade e informações sobre a infra-estrutura. Esse CD, resultado de vários meses de pesquisa e atualização de informações, tem uma série de aplicações e é muito útil para empresas, profissionais liberais e acadêmicos. Leia a íntegra: 1 – O que é o CD-ROM, Dourados GEO 2002?Até o ano passado, 2002, Dourados possuía um mapa da cidade digitalizado datado de 1.994 e uma planta do município em papel sem nenhuma precisão cartográfica editado nos idos anos 80. O CD-ROM Dourados GEO 2002 é o primeiro resultado de um trabalho cartográfico de dois anos, que reúne de forma digitalizada mais de 30 mapas temáticos da cidade e do município de Dourados com precisões obtidas a partir de aerofotogrametria e imagens de satélite. Este trabalho é antes de tudo a democratização de nossa cidade e sua estrutura a disposição e a serviço do cidadão.2 – Como surgiu o CD Dourados GEO 2002?Como vimos até dois anos atrás, nossas informações cartográficas do município e da cidade era quase nenhuma. Neste sentido, o advento do IPLAN, como órgão de planejamento de um município com quase 200 mil habitantes necessitava ter em mãos o maior número possível de informações, e informações confiáveis, daí que, através de nossas Superintendências de Projetos e Urbanismo, de Meio Ambiente e de Geoprocessamento passamos a mapear o município e a cidade e sua infraestrutura. 3 – Qual é o conteúdo do CD?São mais de trinta mapas como, por exemplo, do município com suas divisas, rios, lagos, córregos, estradas municipais, estaduais e federais, com indicação de pavimentadas e não pavimentadas, mais de 600 sedes de fazendas, etc. Mapas temáticos da cidade com indicações de ruas pavimentadas e não pavimentadas, rede de água com indicação dos poços e adutora de abastecimento, reservatórios e hidrantes, postos de saúde, hospitais, escolas públicas e particulares de 1º, 2º graus e universidades, postos e delegacias policiais, rede de esgoto, rede de águas pluviais, topografia da cidade, linhas de ônibus, sistema viário, etc.4 – O senhor falou em mapas e precisão nos dados, qual tecnologia foi usada?No caso da cidade, da área urbana, nos utilizamos de um mapa obtido a partir de levantamento aerofotogrametria de 1994, atualizado e corrigido agora, sobre o qual plotamos a infraestrutura urbana existente dando origem aos mapas temáticos. Já o mapa do município foi obtido através de imagens do satélite Land Sat 7 e trabalho de terra com auxilio de GPS, tecnologias estas que nos garante uma excelente precisão. 5- Qual a utilização prática do CD-ROM Dourados GEO?Trata-se de uma ferramenta moderna e imprescindível em qualquer área de atuação, seja em pesquisas, ou trabalhos escolares e universitários ou ainda em trabalhos de profissionais como engenheiros, arquitetos, geógrafos, professores, etc. Por conter o mapa e o texto da Lei de Uso e Ocupação do Solo é indispensável nos escritórios de contabilidade e imobiliárias. É uma excelente ferramenta para consultas, ações e até de marketing para empresas de qualquer ramo de atividade.“Este trabalho é antes de tudo a democratização de nossa cidade e sua estrutura a disposição e a serviço do cidadão.” 6 – Cite um exemplo prático de utilização?O CD Geo 2002 tem uma ferramenta dentro dele, ou seja, um sistema que permite você criar seu próprio mapa de suas ações na cidade, por exemplo, marcando com desenhos e cores, diversas que ele fornece, pontos de diferentes atuações de seu negocio, como naqueles mapas de antigamente que se usava alfinetes ou adesivos coloridos. Por exemplo, uma imobiliária que tem vários imóveis para vender ou alugar na cidade. Cada imóvel pode ser representado com um desenho e ao lado todas as informações daquele imóvel. O sistema Geo 2002 permite achar no mapa, automaticamente, ruas, praças, bairros, cruzamentos de ruas, escolas, etc., como permite também você fazer cópia dos mapas da forma que quiser, ou seja, por partes, por bairros, todo o mapa, com a informação que você precisar e aquelas que você colocar.7 – Onde a gente encontra CD-ROM GEO 2002 para adquirir?Para facilitar o cidadão, o empresário, o estudante, em fim as pessoas interessadas, nos colocamos a venda em quatro pontos da cidade:Na livraria Casa ReginaNa livraria A UniversitáriaNa Banca AuroraNa Banca do JaimeVale lembrar que o CD é adquirido mediante um número seqüencial que lhe da a segurança da exclusividade de uso.

Publicado em: 27/02/2003 as 20:54 horas