Equipe da Caixa faz vistoria em conjuntos

Uma equipe técnica da Caixa, incluindo o gerente local Paulo Antunes e o superintendente de Habitação da Prefeitura, José Roberto Buzzio, vistoriou na quinta-feira passada os conjuntos habitacionais que estão sendo construídos em Dourados com recursos do Programa de Subsídio Habitacional (PSH). A avaliação foi considerada bastante positiva. Buzzio comentou que a equipe da Caixa ficou impressionada com a adequação das casas, por exemplo, destinadas a portadores de necessidades especiais; com a inclusão dos conjuntos dentro de áreas urbanizadas, facilitando o acesso dos mutuários em nível de transportes, emprego e equipamentos comunitários; e com a ocupação dos vazios urbanos. Das 556 moradias que estão sendo feitas pelo PSH – aliás, as primeiras em nível nacional por intermédio dessa fonte de recursos – todas elas voltadas para famílias de baixa renda, 18 são destinadas a portadores de necessidades especiais. Nunca houve, na política habitacional do Município, a preocupação em atender essas pessoas. A equipe vistoriou inicialmente o conjunto Estrela Hory, passando depois pelo Estrela Verá e Poravi 1 e 2. Essa vistoria visou a liberação de recursos. O superintendente disse que com o PSH a administração do prefeito Laerte Tetila chega a 1050 casas entregues ou em construção e estão sendo viabilizadas mais 600 do Programa Habitar Brasil para atender favelados e pessoas com renda definida. Fiscalização A Prefeitura tem realizado blitze para verificar e identificar se as pessoas contempladas estão realmente morando nas casas e os casos irregulares estão sendo encaminhados para a retomada das moradias. Buzzio disse que o objetivo é evitar que as pessoas vendam ou aluguem as casas destinadas ao programa de habitação popular. No Porto Belo, por exemplo, foram identificados 25 casos e 35 nos Canaãs. “A Prefeitura está tomando todas as providências e as medidas cabíveis”, afirmou. A fiscalização começou na quarta-feira passada e os próximos conjuntos a serem visitados são o Valderez e Brasil 500.

Publicado em: 11/02/2003 as 20:44 horas