Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Gestantes recebem kits para bebê no projeto “Cuidar e Gestar” da Prefeitura

Gestantes receberam kit em etapa final do “Cuidar e Gestar” desenvolvido pela Prefeitura – A. Frota

Gestantes referenciadas nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Dourados participaram de palestra com médicos residentes de enfermagem obstétrica do Hospital Universitário e receberam kits para bebês. A ação ocorreu no auditório da Prefeitura de Dourados, na manhã desta quinta-feira (08) e marcou a conclusão do projeto “Cuidar e Gestar”, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social.

O projeto foi destinado às mulheres que frequentam os serviços do PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família). Elas foram convidadas para as atividades de acordo com demanda de cada Cras. Todos os oito centros foram envolvidos.

As palestras, oficinas e rodas de conversa do “Cuidar e Gestar”, com foco em informações sobre a saúde da mulher e do bebê, foram apontadas pelo secretário de Assistência Social Landmark Ferreira Rios como ações que agregam no direcionamento da gestão Délia Razuk de cuidar das pessoas.

“Foi uma grande ação que aconteceu com apoio dos parceiros e abordou informações essenciais de cuidados de saúde para as mães e para os recém-nascidos. Elas foram muito receptivas, toda equipe envolvida se doou ao projeto. Vamos dar sequência a esse tipo de trabalho que leva informação, prevenção e acolhimento nesse momento tão especial”, disse.

O projeto teve início em setembro. Rosimara Osório, diretora da Proteção Básica, destacou a participação do Comitê de Enfrentamento a Violência contra a Criança e Adolescente, do Hospital Universitário/UFGD, da enfermeira e mestre em psicologia e saúde Margareth Soares Dalla e da Associação Brasileira de Enfermagem.

Maria Silva Gomes, 40, moradora no Jardim Guaicurus, disse que acompanhar os encontros fez com que ela esclarecesse muitas dúvidas sobre parto e pós-parto e trouxe mais “segurança” no momento em que está em sua quarta gestação.

“Nunca tive um acompanhamento na rede pública tão próximo, com possibilidade de fazer perguntas e ter contato com profissionais que esclarecessem muitas coisas para mim e para as outras mães. Isso traz mais calma e confiança para gente”, disse.

Ana Paula Vieira, 37, também moradora do Guaicurus, disse que participar do “Cuidar e Gestar” foi importante para sua atual gestação, para relembrar cuidados com exames e outros posteriormente para quando a filha nascer, já que sua gestação  anterior foi há oito anos e muitas coisas ela já não recordava.

Cristiane Renata Oliveira, 41, moradora na Reserva Indígena, acompanhou as ações e teve a filha há menos de um mês. Ela destacou que foi a sexta gestação e a primeira vez que participou de um projeto voltado para gestantes, o que foi importante para que entendesse melhor sobre os cuidados com o bebê.

A puérpera destacou ainda que durante o processo obteve informações sobre laqueadura e que, juntamente com o marido, optou pelo procedimento, que realizará em breve.

“Eu não conhecia como era a laqueadura e a equipe me mostrou tudo sobre isso. Decidi que vou fazer. Fico agradecida pela atenção que tive e pelo kit recebido que veio em um ótimo momento. Não temos muitas condições financeiras e agora vou ter algumas coisas que estava precisando, como a banheira. Não vou dar mais banho na minha filha na bacia”, disse.

 

KITS

Os kits entregues às gestantes do projeto, adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Investimentos Sociais, contêm banheira, bodys de manga curta e de manga longa, cobertor antialérgico, conjunto pagão cueiro liso, kit babete, kit bebê (pantufa, meia e touca), kit com luvas, kit toalhas e fraldas, kit mijão e mamadeira.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018