Guarda Municipal de Dourados

Guarda Municipal dinamiza equipes em “Cem Dias” e investe em capacitação

Capacitação foi o foco da GM nestes primeiros meses de administração – Assecom/arquivo

Atender a sociedade douradense com eficiência e prevenção é o direcionamento da Guarda Municipal na gestão Délia Razuk e, para isso o plano de ações da instituição foi revisto e o investimento em capacitação acontece.

O trabalho da GM é estruturado para que todos os bairros da cidade sejam atendidos. Os pontos de praças, parques e escolas contam com atenção especial devido ao grande fluxo de pessoas.

No primeiro trimestre de 2017, foram lavrados 1.016 boletins de atendimento e 148 boletins de ocorrências. Dentre estes a instituição atendeu acidentes de trânsito, apoio a direção escolar, apoio a órgãos municipais, apoio a vigias e apoio ao Conselho Tutelar.

Uma equipe de agentes com o uso de motocicletas foi criada para facilitar o deslocamento no interior de parques e praças, com a finalidade de intensificar as rondas.

A coibição de ilícitos tem sido constante durante a atuação da GM.  O trabalho da equipe é de impacto contra tentativas de furto e roubo, vandalismo, violência doméstica, uso de substância entorpecente, vias de fato, tráfico de drogas, entre outras situações de perigo.

No que respeito diz ao tráfico de drogas, a instituição tem atuado também junto a Polícia Militar e ao Exército. Recentemente a Operação Ágata do Exército contou com o apoio da GM na repreensão deste crime.

Nas instituições de ensino a Ronda Escolar Comunitária atua nos períodos matutino, vespertino e noturno.  A segurança aos pais e alunos tem sido priorizada pela gestão.

Quanto a fiscalização do trânsito, a GM realizou no primeiro trimestre 411 procedimentos administrativos. A busca tem sido ordenar e orientar os motoristas.

Os guardas municipais contaram com o treinamento prático do Curso de Motociclista e Batedor. A capacitação foi solicitada pelos servidores e prontamente pela prefeita Délia Razuk. A ação foi estendida ainda a policiais militares, guardas municipais e servidores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Com a capacitação os agentes recebem o preparo para atuar em escoltas diversas como de autoridades, em eventos, em ocasiões de acidentes gravíssimos e outros procedimentos que contarem com a necessidade de “batedor” interdição total ou parcial da pista e que envolvem por vezes velocidade e ‘fechamento de cruzamento’.

Oferecer treinamentos aos servidores, é uma das diretrizes da gestão com foco na excelência do serviço prestado a comunidade.

Na solenidade de formatura do Curso de Motociclista e Batedor, foi firmado um Termo de Cessão de Uso, entre a Prefeitura de Dourados, Guarda Municipal e Polícia Militar, de 10 equipamentos de condutividade elétrica (Spark), utilizados no uso diferenciado de força para incapacitação neuromuscular de suspeitos.

Naquela oportunidade ficou convencionado que além da cessão dos equipamentos, a Guarda Municipal capacitará os integrantes da Polícia Militar para a utilização do equipamento.

A GM segue estruturando ações para aprimorar a segurança em Dourados, sendo essas também em conjunto com outros órgãos de segurança.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017