Prefeitura de Dourados
Secretaria de Desenvolvimento Econmico e Sustentavel de Dourados

Imam convida população para ação no Dia Mundial do Meio Ambiente

Exposição na Praça Antônio João busca a conscientização da população acerca das ações ambientais

O Instituto do Meio Ambiente de Dourados realiza no próximo dia 5 de junho uma grande mobilização para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, e convida a população em geral para o evento. Segundo o Departamento de Educação Ambiental, entre 9h e 16h a Praça Antônio João será palco de ações de parceiros.

Será feita a entrega de 200 mudas nativas e frutíferas, expostos banners e folhetos na busca pela sensibilização da comunidade, além de maquetes que simulam diferentes contextos do cotidiano e o tratamento de efluentes, procedimentos e estágios da composição de resíduos em aterros sanitários, de conservação do solo e a eficácia da cobertura vegetal para manter sua qualidade e estabilidade.

Um modelo de casa ecológica, na qual toda a matéria orgânica gerada e os recursos naturais utilizados, como a água e energia, podem ser reutilizados e empregados de maneira sustentável também será apresentado à população, além da exposição de animais empalhados que compõem o acervo da PMA de Dourados.

Estão envolvidos nas atividades a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Polícia Militar Ambiental, Centro Social Marista, Centro de Controle de Zoonoses, Guarda Municipal de Dourados, Guarda Mirim e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Segundo a programação já estão confirmadas duas escolas que vão visitar o evento, a escola estadual Pastor Daniel Berg, escola municipal Joaquim Murtinho.

Criado em 1972, a data tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais. “Temos por finalidade neste dia criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta”, disse o diretor do Imam, Fabiano Costa.

Entre os principais objetivos da ação, está o de mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável.

“É necessário promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos

recursos e das questões ambientais. Realizamos vários eventos ao longo do ano, mas no dia mundial a importância destas ações é potencializada”, finalizou Fabiano.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018