Lançamento de festivais paralímpicos emociona na Prefeitura

Prefeita Délia Razuk destacou trabalho realizado pela Funed, por meio do projeto Dourados Paralímpico – A.Frota

O auditório da prefeitura de Dourados ficou lotado na manhã desta terça-feira para o lançamento do Festival Paralímpico Nacional e VIII Festival Dourados Paralímpico. Foi uma cerimônia simples, porém carregada na emoção. Pessoas se comoveram com as apresentações, principalmente do vídeo institucional produzido pela Assessoria de Comunicação sobre os projetos paralímpicos desenvolvidos pela prefeitura, por meio da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), secretarias de Educação e de Assistência Social e apoiadores.

A Banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada abriu a cerimônia com o Hino Nacional e o Hino a Dourados. Antes, o coral do Centro de Convivência do Idoso recepcionou as pessoas com músicas do repertório regional. O coral do Centro de Convivência Dorcelina Folador fechou as apresentações culturais.

O ato de lançamento dos festivais teve por objetivo sensibilizar a sociedade quanto a inclusão de pessoas com deficiências nas práticas esportivas, oportunizando, estimulando, incentivando e promovendo as potencialidades de atletas e não atletas.  Durante o ato foi formalizada a assinatura dos termos de cooperação das entidades parcerias do movimento paralímpico.

Prefeita Délia Razuk destacou trabalho realizado pela Funed, por meio do projeto Dourados Paralímpico
A.Frota

O VIII Festival Dourados Paralímpico acontecerá nos dias 23 e 24 deste mês, com disputas no Ginásio Municipal de Esportes e no estádio Douradão. Já o Festival Paralímpico Nacional será no dia 22 de setembro – Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Dourados está entre 50 cidades escolhidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para sediar o movimento paraolímpico. As atividades serão desenvolvidas no Clube Indaiá.

SUPERAÇÃO

Em seu pronunciamento, a prefeita Délia Razuk disse que superação é a palavra que melhor define os atletas paralímpicos e as pessoas que se dedicam a eles. “a começar pelo nosso Toninho Pietramale, incansável batalhador e maior incentivador do desporto paralímpico em Mato Grosso do Sul”.

Para a prefeita, o trabalho de Pietramale e demais colaboradores da Funed, “devolve a autoestima e reconhece a dignidade do ser humano, seja nas pistas de corrida, nos saltos ou nas competições de arremesso”.

“Homenagear nossos atletas do esporte paralímpico, ao mesmo tempo em que festejamos a conquista de Dourados para sediar uma das etapas do festival nacional, em setembro, é devolver apenas uma parte do esforço que vocês empreendem para projetar nossa cidade para o Brasil”, disse, lembrando que entre os paratletas locais há vários medalhistas nacionais.

Délia afirmou ainda que o projeto Dourados Paralímpico, realizado pela Funed, “é hoje o melhor espelho do compromisso que temos com as pessoas”.

A prefeita encerrou com a definição de um pensador chinês, segundo o qual, um rio só atinge seus objetivos, de manter a água corrente para o oceano, porque aprendeu a contornar seus obstáculos. “Vocês são o nosso rio, de águas límpidas e cristalinas, desaguando, cada vez mais fortes, no oceano da vida. São os nossos campeões”, afirmou.

A realização dos Festivais é da Prefeitura de Dourados e Comitê Paralímpico Brasileiro, com apoio do Clube Indaiá, Faculdade de Educação e do curso de Educação Física da UFGD, Faculdade Anhanguera, Fundesporte, Coordenadoria Regional de Educação de Dourados, Ministério Público do Trabalho, secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e Fundação de Esportes de Dourados.

Publicado em: 07/08/2018 as 12:14 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018