Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Maio levou orientações e homenagens às mães; Prefeitura já prepara “Agosto Lilás” especial

Várias atividades foram desenvolvidas nos Cras, pela Coordenadoria, durante o mês de maio – A. Frota

A Prefeitura de Dourados realiza constantes atividades com a população no sentido de trabalhar a conscientização sobre diversos temas que envolvem a preservação de direitos. Dentro desse aspecto, no mês de maio foi abordada intensamente a prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além do prestígio às mães de toda a comunidade, tanto na sede do município como na área rural e na Reserva Indígena.

Para agosto, mês que marca o enfrentamento da violência contra a mulher, a CPPM (Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres) já estrutura uma programação especial.

Sonia Pimentel, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, destaca que em média 1500 pessoas foram alcançadas com as atividades em maio.

Adércia Feliciana dos Santos, 42, participante do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jóquei Clube, acompanhou o evento voltado para as mães na instituição e disse que ações como essa fazem a diferença para a população. Ela destaca o atendimento humanizado no local e o carinho da administração municipal para com às mulheres.

“Com atividades como esta nos sentimos abraçadas; é um momento de conhecimento e de lazer e sempre são importantes para nós. Sempre fui muito bem recebida no Cras. Tem o Mesa Brasil, participo das oficinas de artesanatos, dos encontros voltados para as mulheres e digo que é um grande diferencial no meu dia a dia. Nos encontros em especial, posso me abrir com a equipe que é profissional, tirar dúvidas, conversar com quem tem vivências parecidas, é muito bom sentir essa preocupação com as mães e mulheres que muitas vezes não tem o reconhecimento que merecem”, contou.

Um encontro também ocorreu em maio, na escola Coronel Firmino Vieira de Matos, no distrito de Macaúba. A participação das mães e alunos foi destacada pelo diretor Mário dos Santos, que enfatizou sobre o trabalho de prevenção de violência com a comunidade.

“Foi maravilhosa a atividade, a receptividade das famílias foi muito grande, vejo que esses debates são essenciais atualmente quando se existe muita informação, mas não são confiáveis. Então a sensibilidade de trabalhar com equipe profissional e manter esse contato com a comunidade é de grande valia, também teve a parte de lazer e contamos com a apresentação do Peu, da cantora Izabel Souza, apresentações dos nossos alunos, depois uma galinhada, enfim, foi especial para todos nós”, contou.

Neste ponto, a coordenadora ressaltou sobre o envolvimento das escolas municipais e estaduais com as atividades. “Alunos e educadores se empenharam junto conosco, foi muito gratificante”, diz.

Palestras, dinâmicas, atrações culturais contaram com apoio também da Secretaria de Cultura, Secretaria de Assistência Social, instituições parceiras e de voluntários.

“Conseguimos transmitir a sensibilidade da nossa prefeita aos participantes em relação às questões tratadas que foram de grande importância. Levar informação e valorização para às pessoas é um compromisso da administração e seguimos atuando constantemente nesse aspecto e já estamos na preparação de uma programação especial também para agosto dentro do nosso compromisso com conscientização, educação e prevenção”, destaca.

 

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018