Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Murilo entrega telhas a famílias atingidas pela chuva de granizo

 

Entrega de telhas começou na manhã desta segunda-feira e deve terminar até nesta terça-feira

Entrega de telhas começou na manhã desta segunda-feira e deve terminar até nesta terça-feira

Por determinação do prefeito Murilo, mais de 180 famílias prejudicadas com a chuva de granizo que atingiu a região norte de Dourados na semana passada, receberam na manhã desta segunda-feira, cobertura nova adquirida com recursos próprios do município. Todas as famílias, de baixa renda, foram visitadas e devidamente cadastradas pela Prefeitura, o que confirmou a necessidade.

Murilo, que desde o momento em que tomou conhecimento da situação, pediu total empenho da Defesa Civil, Guarda Municipal e Assistência Social, fez questão de acompanhar toda a operação e até auxiliou na distribuição do material. São mais de dez mil telhas compradas com a finalidade específica de atender famílias com renda de até dois salários mínimos e residências populares, de até 50 m2.

O prefeito disse que se trata de uma situação adversa “Nós já solucionamos praticamente todos os problemas de alagamentos na cidade, acabando com casos de famílias desabrigadas por esse tipo de ocorrência, e não seria agora, mesmo com uma ação da natureza, que iríamos deixar de atender prontamente, aqueles que tiveram prejuízos e vivem momentos de insegurança com suas casas praticamente descobertas”, ressaltou.

Famílias como a de Geralda Cândido de Carvalho comemoraram muito a doação das telhas. A senhora, com 84 anos de idade e doente, mora com um sobrinho na casa, mas é cuidada diariamente pela filha Maria de Lurdes. Ela disse que foi uma benção esse material por que não teria como comprar. “Graças a Deus as telhas estão aqui, posso dormir mais tranquila, sem medo de chover e minha casa molhar toda”, declarou.

Terezinha Silva Luna é outra que foi beneficiada. Moradora à Rua Dom João VI, no Jardim Piratininga, ela cuida do marido que é aposentado e enfrenta problemas de saúde. O telhado de sua casa, a exemplo dos demais, ficou totalmente danificado e estava protegido por uma lona fornecida também pela prefeitura. “Agora não preciso mais me preocupar com outras chuvas. Minha casa vai estar protegida”, comemorou a mulher.

A mesma situação é da dona Vilma Aparecida, moradora da Rua Cabral e de várias outras pessoas, como Cícera Fernandes e Elza Sebastião de Jesus. Elas são moradoras também do Jardim Piratininga, mas vários outros bairros também sofreram prejuízos, como a Chácara dos Caiuás, Santa Maria e Canaã I. Mas em todos os casos cadastrados a prefeitura vai recompor a cobertura até nesta terça-feira.

Entrega de telhas começou na manhã desta segunda-feira e deve terminar até nesta terça-feira

Entrega de telhas começou na manhã desta segunda-feira e deve terminar até nesta terça-feira

A Defesa Civil, através do coordenador João Vicente Chencareck e a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da secretária Ledi Ferla, esclarecem que esse material foi adquirido exclusivamente para essa finalidade e, para atender as famílias que foram devidamente cadastradas pelas assistentes sociais.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019