Museu fica aberto agora também aos sábados

O Museu de Dourados, inaugurado pelo prefeito Laerte Tetila (PT) no aniversário da cidade, 20 de dezembro de 2002, permanece aberto a partir de agora também aos sábados, das 8h às 11h e das 14h às 17h – esse é o mesmo horário dos dias de semana. A diretora cultural da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados (Funced); INSERT INTO nw_noticias (not_id, not_edicao, not_hora, not_ativacao, not_tipo, not_titulo, not_titulo_destaque, not_legenda, not_legenda2, not_corpo, not_texto_destaque, not_fonte, not_usuario, not_chapeu, not_subtitulo, not_credito, procura, dest_sec) VALUES Lelian Pasckoalick, disse que Dourados nunca teve um museu como esse, cuja organização demorou quase dois anos e foi acompanhada por uma museóloga, possuindo mais de 900 peças. As famílias de pioneiros continuam contribuindo com doações, entre fotos e outras relíquias que retratam um pouco da história e da gente do Município. O Museu está localizado na Rua Melvin Jones, esquina com Oliveira Marques (telefone 423-7856) – as visitações em grupos por parte das escolas devem ser agendadas. A diretora disse que será montada uma sala para pesquisas no próprio local, espaço necessário principalmente para os acadêmicos. O museu tem recebido muitos estudantes dos cursos de História e Arquitetura. O que existia antes não poderia ser classificado como um museu, pois, as peças ficavam amontoadas em uma sala na parte da frente da Prefeitura, sem estarem devidamente acondicionadas e identificadas. Além disso, as pessoas que atendiam no local não eram preparadas e não sabiam prestar informações. No Museu existem duas estagiárias do curso de História da UFMS, capacitadas para receber as pessoas e falar sobre o que existe no local. O museu é separado por seções. Existe uma com acervo indígena, outra com objetos domésticos, de caça e pesca, de imagem e som e de documentos. “É o local onde as pessoas vão encontrar a referência da nossa história”, afirmou. A abertura aos sábados visa facilitar a visitação justamente das pessoas que trabalham durante a semana.

Publicado em: 27/02/2003 as 20:47 horas