Museu Histórico de Dourados reabre ao público

O Museu Histórico de Dourados reabriu as suas portas nesta segunda-feira, dia 24, após 2 meses fechado. Durante a cerimônia de reabertura na noite desta segunda-feira estiveram presentes, além do prefeito Laerte Tetila, o vice-prefeito Albino Mendes, o deputado federal João Grandão e secretários. Para a coordenadora de Cultura da Funced, Lelian Paschoalick, a reabertura irá retomar os trabalhos que as escolas vinham fazendo com seus alunos mostrando o passado de forma concreta, através de objetos e fotos de personagens que contribuíram para a fundação de Dourados. Segundo o prefeito Laerte Tetila, a nova localização do museu irá facilitará a visitação ao público, permitindo não só estudantes, mas toda a população que queira saber um pouco mais sobre o passado da cidade. “É fundamental conservar a nossa história, pois isso significa um grande passo para o desenvolvimento da nossa cultura”, disse Tetila. OMuseu reúne peças que contam um pouco do passado do município e marca o resgate de um patrimônio que nunca teve um tratamento adequado antes desta administração. Ao assumir o município, em janeiro de 2001, o que Tetila encontrou era uma exposição em uma das salas da recepção da Prefeitura, sem os cuidados de proteção. A maior parte das peças é formada por fotos antigas, algumas encontradas abandonadas nas secretarias e no arquivo morto. Agora os objetos estão acondicionados em armários protegidos por vidro e separados por temas. O da comunicação, por exemplo, como rádios antigos, máquinas fotográficas, de escrever, um projetor de filmes velho, estão separados em uma das salas. Em outra há documentos, peças artesanais, fotos e assim sucessivamente. O museu está instalado no prédio que abrigava a Prefeitura, na rua João Rosa Góes, 395, Centro, esquina com a Avenida Joaquim Teixeira Alves. O horário de funcionamento é das 12h Às 17h30 às segundas-feiras, das 7h30 Às 17h30 de terça a sexta e das 7h30 Às 12h aos sábados. O telefone do museu é o 3423 7856.

Publicado em: 25/04/2006 as 15:46 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018