Núcleo Psicopedagógico funciona desde 2017 na Reme em Dourados

Anunciada em dezembro de 2019 pelo governo federal, por meio de publicação no Diário Oficial da União, a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas unidades da rede pública de educação básica de todo o Brasil, é uma prática que já acontece em Dourados desde 2017, primeiro ano da gestão da prefeita Délia Razuk.

Ao tomar conhecimento da publicação da Lei nº 13.935,dispondo sobre a prestação de serviços nas redes públicas de educação básica do país, a prefeita Délia Razuk comentou que Dourados saiu à frente com a medida, inclusive, tendo sido este um compromisso assumido ainda em campanha, no ano de 2016.

“Fico muito feliz e grata a Deus por saber que um projeto tão importante, implantado aqui em Dourados por nós, passa a valer em todo o Brasil. Mais feliz ainda em saber que fomos pioneiros, saímos à frente”, disse Délia Razuk.

Em Dourados, o Núcleo Social e Psicopedagógico foi constituído em maio de 2017 e atende toda a Rede Municipal de Ensino. “Lembro que a ideia surgiu ainda quando era vereadora e legislava na Câmara Municipal. Foi nossa primeira indicação enquanto vereadora, em 2009. Ouvindo os profissionais da Educação percebemos que, muitas vezes, problemas familiares implicam diretamente no rendimento escolar do aluno e, então, percebemos a importância do Núcleo, que graças a Deus conseguimos implantar em 2017 e no final de 2019 passou a ser lei federal”, comentou a prefeita de Dourados.

Em maio de 2018, quando recebeu da equipe do Núcleo Social e Psicopedagógico um balanço das atividades, a prefeita já previu que seria modelo para o país. “Tem sido um diferencial e acredito que será um trabalho de referência nacional”, pontuou a prefeita à época.

Entre as atividades que o Núcleo realiza estão atendimento a alunos com necessidades especiais – Transtornos de Aprendizagem, orientações psicopedagógicas e psicossociais aos pais e professores, intervenção com alunos em escola de campo, palestras sobre bullying, automutilação e suicídio e ainda palestras e capacitações aos professores quanto ao TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção.

Para o secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves, a construção do Núcleo foi um grande diferencial, e tem fortalecido cada vez mais a “integração aluno, família e escola”.

 

Publicado em: 13/01/2020 as 13:31 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2020