PAM atende 2 mil por mês

Implementado em janeiro, o PAM diminuiu o número de internaçõesO Pronto Atendimento Médico (PAM) vem atendendo cerca de dois mil pacientes por mês durante o plantão. Estes atendimentos vêm reduzindo muito o índice de internações. Dados da auditoria da Secretaria Municipal de Saúde constatam que mais de R$10 mil são poupados da verba usada para média e alta complexidade. “Este valor pode reduzir gradativamente e nos dará mais oportunidade de investir mais em atenção básica”, afirma o secretário municipal de Saúde, Takeshi Matsubara. Trabalhador – Para incrementar os serviços oferecidos no PAM, a Secretaria de Saúde irá implementar, em maio, o Programa de Saúde do Trabalhador. “Há muitas empresas em Dourados e muitos dos funcionários trabalham com movimentos repetitivos, mas não tem noção dos seus direitos”, explica a diretora do PAM, Lourdes Carreri, que participou, no início do mês, de um curso em Campo Grande sobre saúde do trabalhador. Não há dados ainda sobre quantas pessoas são afastadas por doença de trabalho em Dourados. Mas segundo Lourdes, há muitos casos em que as empresas não respeitam os direitos trabalhistas e sem razão aparente mandam o funcionário embora. “De acordo com a lei, nenhum funcionário pode ser demitido doente. Por isso, teremos um grupo de profissionais especializados para atender estas pessoas aqui no PAM”, informa Carreri. Além de orientar sobre os direitos trabalhistas, o programa dará assistência para os pacientes que poderá contar com um grupo de profissionais da saúde para acompanhamento médico e fisioterapia.

Publicado em: 01/04/2003 as 15:24 horas