Perfil Socioeconônico

empregoDourados, um celeiro de oportunidades.

É com grande alegria que apresentamos o “Perfil Socioeconômico do Município de Dourados”. É um trabalho muito importante e que vem somar aos nossos esforços no processo de desenvolvimento de Dourados. Somos uma cidade de aproximadamente 200 mil habitantes, em franca expansão; uma capital regional, centro de serviços e comércio para uma região de 38 municípios, localizados num raio médio de 147,7 Km, que reúne 841.986 habites, e soma um PIB (Produto Interno Bruto) de 11,113 bilhões (IBGE, 2009).

Sabemos da logística excelente de Dourados, cidade localizada na BR-163, a espinha dorsal do Brasil. É o centro de uma região onde funcionam 14 usinas grandes de álcool e açúcar e que tem mais quatro para operar ou em implantação. Tem num raio de mil quilômetros dezenas de grandes cidades.

No entanto, não tínhamos ainda um mecanismo de medição histórica do nosso crescimento e desenvolvimento. O perfil, além de evidenciar as potencialidades atuais de Dourados, será um importante indicador histórico.

Este levantamento de dados de todos os setores da atividade econômica é um trabalho de grande importância para o município, que marca um novo ciclo de gestão pública. Nosso foco é o planejamento. Queremos colocar Dourados em um novo patamar de cidade, fazendo o presente, mas com os olhos voltados para o futuro. Nesse processo, estamos dando passos importantes para o desenvolvimento de Dourados. Estamos rediscutindo o plano diretor para modernizar a cidade e permitir novos investimentos. O perímetro urbano, por exemplo, foi aumentado para facilitar a alocação de empresas.

Na área de infraestrutura, estamos modernizando o trânsito e abrindo a cidade para facilitar a mobilidade urbana. Novos bairros estão ganhando asfalto, ruas de acesso rápido são restauradas e construímos postos de saúde e escolas. É a cidade sendo preparada para garantir mais qualidade de vida a todos. Para atrair investimentos e gerar mais negócios e empregos, criamos uma nova lei de incentivos fiscais e implantamos projetos estratégicos nas áreas industriais do sucroenergético, metal-mecânico e confecção. Entendemos que o setor sucroenergético não tem mais volta e por isso estamos criando um polo de serviços deste segmento em Dourados. Os investimentos, temos certeza, darão um novo impulso no comércio e no setor de serviços de Dourados.

Ao mesmo tempo, não esquecemos a lição de casa e criamos o programa “Qualifica Dourados‟ para a formação de mão de obra especializada para a indústria, comércio e serviços. Ou seja, o investidor encontrará em Dourados um terreno fértil para um negócio próspero.

Estamos preparando a cidade e isto salta aos olhos, mas os números não. Dai a importância desse perfil. Com ele, o empresário local e o investidor conseguirão uma leitura objetiva e clara do momento econômico de Dourados e de suas séries históricas e, a partir daí, construir cenários.

Há um censo comum de que a cidade que guarda a sua história garante o seu futuro. A partir de agora, com o a realização periódica do “Perfil Socioeconômico do Município de Dourados”, a cidade também conservará a sua história econômica. Afinal, tão importante quanto fomentar a economia do município, é a manutenção de seus dados econômicos.

Dourados é um celeiro de grandes oportunidades, que cresce muito e salta aos olhos de qualquer pessoa que a conhece. O “Perfil Socioeconômico do Município de Dourados”, realizado por várias instituições parceiras e de credibilidade, era a ferramenta que faltava para realçar o que já sabemos. Ou seja, Dourados, cidade de todos os povos, é um ótimo lugar para se viver e investir. Eis o trabalho.

Clique aqui para baixar o Perfil Socioeconômico da cidade de Dourados

Clique aqui para baixar os Índices de Desenvolvimento Econômico de Dourados

Elizabeth Rocha Salomão

Secretária de Desenvolvimento Econômico.

Murilo Zauith

Prefeito Municipal de Dourados

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017