Plano Diretor de Mobilidade Urbana

A Lei da Mobilidade Urbana definida [Lei 12.587, de 03 de janeiro de 2012] instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, cujo instrumento objetiva a prioridade dos modos coletivos e não motorizados de transportes, da integração entre os diferentes modais de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade de pessoas, bens e cargas nas cidades brasileiras.

PLANMOB tem como seu principal objetivo proporcionar o acesso a toda a população às oportunidades que a cidade oferece com a oferta de condições adequadas no exercício da cidadania através dos deslocamentos de pessoas e circulação de bens e serviços no Município.

Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Dourados é um instrumento efetivo para revisar o modelo atual de cidade, apresentando recursos viáveis de ampliação do acesso à cidade e aos serviços de forma segura, autônoma e integral através da inclusão social dos cidadãos.

As pesquisas apresentadas envolvem a percepção da população quanto ao sistema viário do Município, assim como suas observações e avaliações críticas quanto ao sistema de trânsito, os deslocamentos urbanos dos usuários e as inter-relações entre os diferentes modais.

Pesquisa de PASSEIOS PÚBLICOS

Esta pesquisa visa a implantação de passeios acessíveis, aprimorando a circulação das pessoas nas vias urbanas de Dourados, organizando e tornando atrativos os usos do espaços públicos na cidade.

Pesquisa de PERFIL DOS CICLISTAS

Esta pesquisa busca adequar o transporte por bicicletas na matriz dos deslocamentos urbanos, de forma a permitir a integração com outros modais de transporte urbano. A integração da bicicleta nas ações de mobilidade urbana nas cidades vem para enriquecer o sistema de tráfego urbano, uma vez que promove a inclusão social através do acesso democrático do espaço público e da valorização dos deslocamentos dos ciclistas.

Pesquisa do TRANSPORTE COLETIVO

Um dos atributos ou indicadores de desempenho de uma cidade é o seu sistema de transportes coletivo. Ele é fundamental para a estrutura e funcionamento da cidade e essencial para a vida da população. A utilização de conceitos de mobilidade sustentável para o Sistema do Transporte Coletivo Municipal é um grande desafio de planejamento urbano e se traduz em um efeito multiplicador de reflexão e de uso dos espaços urbanos.

Para participar das pesquisas, clique aqui