PMSB está disponível para consulta pública no site da Prefeitura

Diagnóstico apurado até a terceira fase da elaboração do Plano foi apresentado na Câmara de Vereadores – Divulgação

Construído por meio de contrato com a empesa Groen Engenharia e Meio Ambiente Ltda., o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) de Dourados, que se encontra na terceira fase de elaboração, que consiste na coleta de dados e sugestões da sociedade, está disponível para consulta pública no site da Prefeitura, pelo endereço eletrônico http://www.dourados.ms.gov.br/index.php/pmsb-consultapublica/

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Pública, o Plano é um instrumento de planejamento e gestão dos serviços públicos de saneamento básico. Começou a ser elaborado no ano passado e o diagnóstico foi apresentado na Câmara Municipal, dia9, com as presenças de técnicos da Prefeitura, vice-prefeito Marisvaldo Zeuli, secretários Tahan Mustafá (Obras Públicas) e José Elias Moreira (Planejamento), vereadores Elias Ishy e Madson Valente, além de representantes das prestadoras de serviços na área de saneamento básico, como Sanesul e Financial Ambiental, organizações municipais, universidades e populares.

A equipe responsável pela elaboração do PMSB apresentou como foram feitos os levantamentos e os resultados obtidos em cada eixo do saneamento básico no município. Foram apresentadas ainda as próximas etapas que compõe a elaboração do Plano e como se dará o controle social, apontando as formas que a população poderá contribuir para a construção da politica municipal de saneamento básico.

O PMSB tem como objetivo traçar um diagnóstico da situação atual do saneamento básico no município e estruturar demandas do serviço para os próximos 20 anos. A previsão é de que o estudo esteja concluído em setembro.

Dourados é uma das primeiras cidades da região Centro-Oeste a elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico. O diagnóstico técnico está sendo construído com base em levantamentos em toda cidade.

A elaboração do Plano contempla os serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

Foi reforçada ainda a importância da participação de todos e o mecanismo que a população tem para participar do planejamento é através do site da prefeitura www.dourados.ms.gov.br, no campo ‘cidadão’, onde poderão ter acesso a todos os materiais produzidos do Plano Municipal de Saneamento Básico, bem como dispõem de um espaço para a contribuição da sociedade, com o envio de sugestões e críticas.

 

Publicado em: 17/05/2017 as 12:39 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017