Preço da cesta básica tem queda de 1,4% aponta pesquisa do Procon

A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) realizou nova pesquisa de preços dos produtos que compõem a cesta básica. O levantamento foi feito em dez supermercados da cidade, na segunda-feira, dia 05.

Nesta pesquisa, foram coletados preços de 28 itens, sendo considerados para levantamento produtos pré-definidos.

Os produtos apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro. O quilo da batata, por exemplo, teve diferença de 135,14%; o quilo da cebola teve diferença de 100,50%; já o extrato de tomate 350 ml apresentou diferença de 383,84%, e o quilo do sal apresentou diferença de 156,00%.

Na pesquisa foram encontrados 13 produtos com diferença superior a 100% entre os estabelecimentos com menor preço para o maior como, por exemplo, os ovos e o papel higiênico.

A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço nesta pesquisa é de 40,00%. Em relação à pesquisa do mês anterior não houve alteração no valor global dos produtos.

O Procon orienta que o consumidor deve ficar atento às especificações contidas na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto.

O telefone do órgão para informações e orientação é 3411-7754 ou 151.

Veja a pesquisa completa aqui

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018