Prefeita assina convênio para reforma do Centro Homeopático

O Centro Homeopático de Dourados foi implantado sendo o pioneiro no país, fazendo parte da história da homeopatia brasileira – A. Frota

Convênio assinado pela prefeita Délia Razuk na manhã de quarta-feira (24), com a Caixa Econômica Federal, vai permitir a estruturação do Centro Homeopático de Dourados, o primeiro do país, e que agora vai receber uma ampliação para o atendimento especializado ao idoso. A emenda no valor de R$ 400.214,00, conquistada pelo deputado federal Geraldo Resende, foi autorizada no dia 30 de dezembro de 2017 e vai possibilitar reforma completa na unidade.

Com a presença de representantes da Caixa e do secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal, a prefeita comemorou o momento e reforçou que 2018 será um ano de conquistas para a comunidade douradense, fruto de articulação e gestão executiva realizada durante todo o ano passado. “Entre outras conquistas estamos assinado este convênio para reformar e ampliar este atendimento”, disse a prefeita.

Délia destacou ainda que, depois de ativar a Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), no ano passado, a inserção de um atendimento específico ao idoso vai desafogar grande parte da demanda na rede pública. “Estamos direcionando os atendimentos e é importante criar novos pontos especializados para tratar a saúde da população”, disse a prefeita, que agradeceu o empenho da bancada federal, em especial do deputado Geraldo Resende que conquistou o recurso para esta obra.

Com a revitalização o novo Centro Homeopático terá capacidade de atender 2.500 pacientes por mês e ofertará exames e o atendimento para idosos. A obra possibilitará intervenções na cobertura, na parte de hidráulica e elétrica, acessibilidade, climatização, recepção e sala de convivência, além de um espeço para a implantação da Clínica do Idoso.

 

O secretário Renato Vidigal falou da conquista e reforçou o discurso da prefeita acerca da instituição de unidades especializadas. “Tivemos a PAI ativada e caminhamos para um atendimento especifico e mais humanizado aos idosos. Temos conquistado, aos poucos, grandes avanços na saúde de Dourados”, disse.

O Centro Homeopático está com o atendimento remanejado para outras unidades e a reforma e ampliação faz parte da proposta da administração de recuperação do patrimônio público em Dourados.

O secretário lembrou que, ainda que a unidade tenha sido fechada para reforma, a Secretaria de Saúde faz, mensalmente, uma média de 220 atendimentos em homeopatia adulto, os quais foram direcionados para a Clínica da Mulher, e 176 atendimentos em homeopatia infantil, na Policlínica de Atendimento Infantil.

O Centro Homeopático de Dourados foi implantado na gestão do ex-prefeito Braz Melo, hoje vereador na cidade, e foi o pioneiro no país, fazendo parte da história da homeopatia brasileira. Presente na solenidade, Braz Melo destacou mais uma vez a preocupação da prefeita Délia Razuk com a estrutura conquistada ao longo dos anos pela comunidade douradense. “A prefeita tem buscado este resgate da estrutura e a comunidade deve abraçar esta prática, cuidando daquilo que já temos como estrutura em parques, praças e outros espaços”, disse.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018