Prefeita Délia entrega três veículos para reforçar ações da Secretaria de Saúde

A prefeita Délia Razuk entrega três veículos para a Secretaria Municipal de Saúde – A. Frota

A prefeita Délia Razuk entregou na manhã desta quarta-feira (23), três veículos zero quilômetro para a Secretaria Municipal de Saúde.

São dois veículos Sandero que serão destinados para os CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) e um utilitário Van, que funcionará como um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) itinerante do Programa IST/AIDS.

O ato contou com a presença de técnicos e da secretária municipal de Saúde, Berenice Machado de Souza.  Os dois veículos para o CAPS foram adquiridos com recursos de emenda ao Orçamento da União de autoria do ex-deputado federal Luiz Henrique Mandetta, atual ministro da Saúde.

Já os recursos para a aquisição da Van para o CTA-Itinerante são originários do Ministério da Saúde e, conforme afirmou a secretária Berenice Machado, foi conseguido através de projeto desenvolvido por sua pasta.

A Van funcionará de forma itinerante, atendendo a população em eventos como o carnaval, entre outros, fazendo a coleta de sangue para exames de sífilis, Aids, Hepatite, entre outras infecções sexualmente transmissíveis.

A prefeita Délia Razuk entrega três veículos para a Secretaria Municipal de Saúde – A. Frota

A prefeita Délia Razuk ressaltou a importância da chegada dos três veículos e disse que o trabalho que vem sendo realizado pela secretária de Saúde está colhendo frutos positivos.

“Estamos lutando para melhorar cada vez mais os serviços prestados pela prefeitura na área de saúde”, disse Délia, que na sexta-feira passada recebeu a visita do ministro da Saúde para a cerimônia em que foram assinados atos para a liberação de mais R$ 10 milhões anuais para a chamada média e alta complexidade.

O CTA Itinerante é uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento que realiza ações de prevenção e diagnóstico fora das Unidades de Saúde. O objetivo é facilitar a realização do teste de HIV, principalmente a pessoas com acesso dificultado aos serviços de saúde. Empresas, escolas, assentamentos, entre outros, podem solicitar a equipe do CTA Itinerante, que realiza no local o teste de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, palestras, distribuição de preservativos e materiais informativos com orientações sobre as IST/Aids.

Já os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades realizam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019