Prefeitura de Dourados
Guarda Municipal de Dourados

Prefeita Délia recebe Sindicato da Guarda Municipal de Dourados

Reunião no gabinete tratou de pendencias em relação a progressão funcional dos agentes da Guarda Municipal – A. Frota

A prefeita de Dourados, Délia Razuk, manteve reunião na manhã desta quinta-feira (3) com integrantes do Sindicato dos Guardas Municipais de Dourados para tratar de assuntos funcionais. Na reunião, a prefeita e a procuradora Lourdes Peres Benaduce falaram sobre a situação econômica do município e do compromisso em manter toda a estrutura da prefeitura, inclusive da GM.

A prefeita Délia ressaltou o orgulho que tem da Guarda Municipal como instituição e destacou o amplo trabalho de apoio, de rondas e de capacitações realizado. De acordo com dados apresentados na reunião pela corporação, são 2.462 atendimentos este ano, sendo a média de 410 por mês, além de 343 Boletins de Ocorrência, que são as situações encaminhadas para a delegacia. A GM também é destacada como parceira de outros órgãos de segurança.

 

Um dos trabalhos mais importantes, a ronda escolar contribui para uma sensação de segurança no entorno das escolas das redes municipal, estadual e até algumas da rede particular. São três viaturas de manhã e a tarde e duas no período da noite para fazer de 120 a 140 visitas diárias. Segundo o comando, qualquer atitude suspeita ou a presença de pessoas que não sejam pais ou alunos são tratadas com abordagem.

 

As bases da GM em Dourados estão no Parque Antenor Martins, Rego D’Água, Terminal Rodoviário e Praça Antônio João e trabalham de forma regionalizada, mantendo o atendimento célere e com economia. Além disso, uma viatura operacional geral presta apoio a todo este trabalho.

 

A primeira turma da GM completou 21 anos recentemente e, mesmo que seja um concurso de nível médio, as graduações e especializações sempre pautaram os agentes, transformando a instituição em uma referência de conhecimento e procedimento. “Temos todo este trabalho e ainda somos responsáveis por ministração de palestras e cursos em parcerias com várias entidades”, disse o vereador Olavo Sul, que também é Guarda Municipal.

 

Entre outros pontos abordados, o comandante Silvio Costa, lembrou dos projetos que a própria Guarda Municipal elaborou e cadastrou para aquisição de material e viaturas. Segundo ele, estes projetos necessitam de intervenção dos parlamentares federais por MS e por Dourados. A prefeita apoiou a causa e lembrou que todos devem trabalhar juntos. “Vamos buscar estas parcerias com parlamentares, mesmo que não sejam do mesmo grupo político, mas que são atuantes por nossa cidade, por nosso Estado”, disse a prefeita.

 

Silvio lembrou também do trabalho de rondas escolares que não mais atenderá escolas estaduais, uma vez que parcerias firmadas não foram cumpridas pelo Estado. “Precisamos do maior número de parcerias, mas com efetividade. Não podemos sobrecarregar a Guarda Municipal com atuação que pode receber aporte de outras esferas”, completou o comandante.

 

Participaram da reunião, ainda, a secretária de Governo, Patricia Donzelli Bulcão, e o diretor da Agetran, Carlos Fábio.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017