Prefeitura abre “Dourados Rosa” na Clínica de Atendimento a Mulher

Secretário Renato Vidigal abriu oficialmente a campanha ‘Dourados Rosa’, na Clínica de Atendimento à Mulher – A.Frota

Outubro é marcado mundialmente como o mês de conscientização no combate ao câncer de mama e, nesta segunda-feira (02), o “Dourados Rosa” foi aberto oficialmente na Clínica de Atendimento à Mulher, tendo em vista esta mobilização. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados (ACCGD).

Representantes de organizações privadas e públicas participaram da abertura. O médico Renato Vidigal, secretário de Saúde, destacou sobre a parceria de instituições para o Dourados Rosa. Ele citou também que no município a conscientização quanto à prevenção precisa ser trabalhada, pois, ainda há uma parcela razoável do público feminino que não tem realizado exames para diagnóstico.

“O Dourados Rosa ganha força com as parcerias e sabemos que a união faz a diferença. Dados da Secretaria de Saúde apontam que 80% das mulheres estão buscando os exames para detectar câncer de mama. Então, vemos que 20% ainda precisam se atentar e esse trabalho é para levar a mensagem a esse público”, ressaltou.

O presidente da ACCGD, Hédio Fazan, também apontou que a prevenção deve ser mais bem debatida. Ele destacou dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) os quais mostram Mato Grosso do Sul como o 6° colocado entre os Estados com maior incidência em câncer de mama.

“É preocupante esta situação, que aponta ainda centenas de casos previstos em breve. Então, nossa missão é conscientizar para que as mulheres busquem se prevenir, pois com o diagnóstico precoce a cura acontece”, pontua. Fazan agradeceu ainda o apoio da Prefeitura ao mês de combate ao câncer e destacou que a parceria acontece pela primeira vez.

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Pedro Pepa, reforçou a iniciativa e colocou o legislativo municipal à disposição para ajudar na campanha.

O médico David Infante, do CTCD, proferiu palestra sobre o tema da campanha – A. Frota

O médico oncologista David Infante Vieira, do CTCD (Centro de Tratamento de Câncer de Dourados), proferiu no local, palestra com o tema norte da campanha. Ele falou sobre diagnóstico, tratamento e cura e ressaltou ainda, que mesmo em raros casos, o câncer de mama pode acometer homens, o que ‘acende’ o alerta da busca de identificar e tratar a doença.

Entre as alterações na mama que devem ser analisadas, o médico destacou: lipoma, linfonodo intramamário e a ginecomastia (aumento da glândula mamária no homem).

A ex-paciente de câncer de mama, Cida Palmeira, tratou da doença e obteve cura. Ela aproveitou o momento para contar sua experiência com ênfase ao tratamento, que foi realizado totalmente em Dourados, e destacou que o tema precisa ser debatido por todos para ajudar as mulheres.

“Descobri o câncer em 2008 e foi um momento muito difícil da minha vida. Fui curada e hoje sigo na luta contra esta doença, alertando outras mulheres. Penso que isso pode ser feito por todos; é preciso levar o alerta para os familiares, pessoas no entorno, enfim, falar do assunto, pois, descoberto no início, existe a cura”, disse.

O secretário de Saúde finalizou lembrando que todos os exames de diagnóstico da doença são oferecidos gratuitamente nas unidades de saúde públicas de Dourados, com ênfase aos profissionais da área que possuem a orientação devida para trabalhar com o assunto.

O Dourados Rosa conta com a parceira da TV MS Record, FM Cidade 101, Funsaud, Cassems e Hospital do Câncer.

Dentre as próximas ações da mobilização estão previstas “Aulão Rosa”, no Centro de Esporte ‘Jorjão’, no dia 06/10, às 18h30, e o atendimento noturno do CAM para coleta de exame preventivo e clínico de mama nos dias 19 e 26/10, das 17h às 21h.

 

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017