Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Prefeitura acolhe moradores de rua para protegê-los de frio intenso em Dourados

Casa da Acolhida funciona 24 horas em Dourados. Foto: A. Frota

Com temperaturas próximas a zero grau em Dourados, o final de semana contou com intensificação no trabalho de acolhimento a pessoas em situação de rua. A Prefeitura de Dourados direcionou o trabalho integrado da Guarda Municipal com a Casa da Acolhida para atendimento aos moradores de rua no município, dentro do objetivo de retirá-los de situação de risco.

Conforme a Secretaria de Assistência Social, 10 pessoas em situação de rua foram abordadas em diversos pontos da cidade, pela equipe da Guarda Municipal. Elas foram convidadas a pernoitar na Casa da Acolhida, que oferece estrutura com leitos e refeições. Destas, sete aceitaram ser transportadas para o abrigo.

“Essas pessoas receberam refeições, camas com cobertores. Esse trabalho existe porque dele pessoas necessitam e estamos aqui para trabalhar, conforme pedido da prefeita Délia Razuk, sempre com olhar humanizado, equipe profissional e com compromisso com as pessoas”, disse a coordenadora da Casa da Acolhida, Cleibe Maria da Silva.

A Casa da Acolhida oferece serviço às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou de sobrevivência, com hospedagem temporária, alimentação, inscrição no Cadastro Único Federal, documentação pessoal, agasalhos, alimentação e qualificação profissional.

Para a secretária de Assistência Social, Maria Fátima Silveira de Alencar, o trabalho da Guarda Municipal e da Casa da Acolhida fez a diferença e levou proteção às pessoas que poderiam ter sido impactadas com a exposição ao frio, o que pode gerar doenças e até óbito.

Ela cita que as pessoas abordadas têm livre escolha de aceitar ou não o acolhimento, sendo que três se recusaram a sair das ruas neste final de semana. Diante desta situação, a secretária destaca que a gestão municipal encaminhou para que cobertores fiquem disponíveis nas próximas abordagens, em caso de recusa.

A Casa da Acolhida é situada na Rua Jandaia, 1765, Jardim Rasselen. O telefone para contato é 67 3411-7716 e 67- 8468-8045. O funcionamento do local é 24 horas.

SERVIÇO

O Serviço da Casa da Acolhida é destinado às pessoas em trânsito que vêm de outras cidades a procura de trabalho ou somente de passagem, aos residentes do município que estejam impedidos(as) de permanecer na moradia habitual por motivos de  intempéries e/ou de riscos, às pessoas em situação de rua por motivos diversos.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019