Prefeitura conclui cursos de treinamento de empresários

O Programa de Apoio ao Pequeno Empreendedor (PAPE); INSERT INTO nw_noticias (not_id, not_edicao, not_hora, not_ativacao, not_tipo, not_titulo, not_titulo_destaque, not_legenda, not_legenda2, not_corpo, not_texto_destaque, not_fonte, not_usuario, not_chapeu, not_subtitulo, not_credito, procura, dest_sec) VALUES criado pela Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo – Seictur, está concluindo este mês o treinamento de 27 empresários em cursos de gestão empresarial. A partir de maio, o curso será de treinamento de mão-de-obra para o setor moveleiro. A superintendente de Apoio ao Pequeno Empreendedor da Seictur, Sônia Elias Comar, informou que o curso de gestão empresarial está sendo custeado pela Prefeitura de Dourados em parceria com o Sebrae e Senai, proporcionando aos empresários do setor moveleiro a capacitação em gerenciamento de contas, treinamento comercial, controles de estoque e custos e palestras de motivação pessoal. Esse curso está sendo concluído este mês e, em maio, começa o treinamento de mão-de-obra para os empregados do setor moveleiro, com a participação de 40 funcionários. O curso, em parceria com o Senai, abordará assuntos como o aproveitamento de matéria-prima e sobras, métodos de acabamento e módulo básico de design, em que o trabalhador vai projetar seus próprios móveis. Sônia explicou que, no início da administração do prefeito Laerte Tetila, a secretaria realizou um levantamento na cidade e detectou dois segmentos de destaque na geração de emprego e renda, os de confecção e moveleiro. A partir de então, a Prefeitura passou a investir na capacitação gerencial e treinamento de mão-de-obra dessas pequenas indústrias. A primeira etapa do curso de gestão empresarial contou com a participação de 30 pequenos empresários do setor de confecção, os quais, com apoio da Prefeitura, criaram sua própria associação e firmaram parceria com o Sindicato das Indústrias de Confecção de Dourados para a realização de dois importantes eventos no ano passado. Essa parceria e o apoio da Prefeitura levou as duas entidades a promoverem as feiras onde mostraram e comercializaram seus produtos, as Feicond´s e estão organizando a terceira edição, que acontece de 2 a 11 de maio, no prédio do antigo Catarinense, com a mesma expectativa, de grande público, como a do ano passado. Segundo o secretário Mário Cezar Tompes, os pequenos empresários tinham dificuldades em mostrarem seus produtos, efetuando vendas de porta em porta e divulgação boca a boca e, com o apoio da Prefeitura, não só consolidaram suas produções, como tiveram apoio para divulgar seus produtos e, o mais importante, comercializá-los em espaços como as Feicond´s. O secretário informou que, a exemplo das Feicond´s, assim que forem concluídos os cursos de treinamento de mão-de-obra do setor moveleiro, a Prefeitura deverá promover uma feira nos mesmos moldes, para apresentar os produtos desse setor industrial que tem gerado empregos e renda para as famílias douradenses, além de qualidade e preços menores em seus produtos.

Publicado em: 01/04/2003 as 15:24 horas