Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Prefeitura de Dourados adere a programa de Envelhecimento Ativo e Saudável

Agenda em Brasília contou com estruturação de programa para público idoso
Projeto para Cras do Guaicurus foi debatido em Brasília –

A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Semas, (Secretaria Municipal de Assistência Social), traz para o Centro de Convivência da Pessoa Idosa André’s Chamorro o Programa Viver Envelhecimento Ativo e Saudável. A secretária de Assistência Social Maria Fátima Silveira de Alencar esteve recentemente em Brasília para definições sobre o projeto em Dourados.

O Programa é coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e visa oportunizar a inclusão digital e social, assegurando a participação da pessoa idosa para elevar a qualidade de vida e contribuir para a promoção do direito ao envelhecimento ativo e saudável.

Representantes da Semas se reuniram com o secretário nacional de Promoção e Defesa de Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, e durante o encontro foi apresentado o programa e seus objetivos. Serão disponibilizados oito computadores, oito webcans e data-show, pelo governo federal à Prefeitura.

Com esse material, serão iniciadas em breve as atividades no Centro de Convivência da Pessoa Idosa André’s Chamorro, com a população idosa de Dourados, com turmas nos períodos matutino e vespertino.

O Programa Viver Envelhecimento Ativo e Saudável é direcionado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e por meio da parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados agregará conhecimento, interação e qualidade de vida ao público idoso local.

Ainda durante a visita à Brasília, a secretária de Assistência de Assistência Social, Maria Fátima Silveira de Alencar, teve uma reunião com o deputado federal Beto Pereira, representante de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, e solicitou apoio para a construção do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Guaicurus.

Foi entregue ao parlamentar, pré-projeto de construção da unidade, com direcionamento do atendimento a um amplo território, com grande parcela da população mais vulnerável. Ele se incumbiu de buscar as tratativas para o projeto.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019