Prefeitura de Dourados
Secretaria de Desenvolvimento Econmico e Sustentavel de Dourados

Prefeitura de Dourados, através do Imam, orienta à utilização consciente da água

A Prefeitura de Dourados, através do Instituto do Meio Ambiente de Dourados, orienta à população quanto a alguns procedimentos que podem contribuir com a melhor utilização da água no município. Entre os principais pontos, o Instituto destaca a regra para o lançamento de água no passeio público e o consumo consciente.

 

De acordo com o Código de Posturas do Município, no Artigo 93, é proibido o despejo na via pública de água servida ou resultante de lavagens de habitação, estabelecimentos comerciais, recreativos, industriais, hospitalares, oficinas.

 

Água servida é aquela já utilizada pela população, oriunda das pias de cozinha e do banheiro, dos tanques e das máquinas de lavar roupas, da lavagem de automóveis, calçadas, que na maioria das vezes contém sabão, detergentes, saponáceos, alvejantes e outros produtos químicos que aceleram a destruição da via pública.

 

Toda água resultante destas atividades deve ser direcionada para a rede de esgoto ou fossas sépticas, no caso das áreas desprovidas de rede de esgoto. O objetivo é evitar a degradação da malha viária, fruto do descarte incorreto dessas águas.

 

Além de colaborar com a manutenção das vias públicas, você também pode colaborar com o meio ambiente, através da prática da economia de água e consumo consciente.

 

Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente da água, pois acreditam que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade, entretanto, uma pequena parte, apenas 2,5% de toda a água do planeta serve para consumo e grande parte está inviável, pois encontra-se em geleiras e calotas polares. Esse número fica menor ainda se considerarmos toda a poluição e, principalmente, o desperdício.

 

A lavagem de calçadas e os banhos demorados são os comportamentos que mais desperdiçam água. Além do mais, a lavagem das calçadas com sabão e derivados é expressamente proibida em nosso município. Ao proibir a lavagem de calçadas com sabão, o município quer incentivar principalmente a varrição e aspiração e evitar a deterioração das vias.

 

Diante da importância da água para a sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, segue algumas dicas para utilizar a água de forma racional: Use vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira, pois este hábito é muito comum em nosso município e gera grande desperdício de água potável. Caso realmente necessite utilizar água, reutilize a água de coleta da chuva. Lave o carro com balde

Utilize regador no lugar de mangueira para regar as plantas. Faça a captação da água da chuva para utilizar nos quintais e jardins.

 

“A economia e o uso consciente da água precisam ser praticados. Todos podem e devem ajudar. Observe o uso diário de água e pense em como você poderia mudar os hábitos de forma a economizá-la”. Este foi o recado do diretor do Imam, Fábio Luis, à população. “Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, porém, todo dia é dia de sermos responsáveis”, finalizou.

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018