Prefeitura desenvolve técnicas que valorizam os cuidados na gestação

Projeto “Saberes do Gestar” envolve diversas atividades que permitem uma gestação saudável e um parto seguro – Assecom

Como meio de incentivar a gestante a valorizar os cuidados durante a gravidez, a prefeitura de Dourados tem desenvolvido práticas integrativas e complementares que remetem a resultantes surpreendentes durante todo o processo.

Trata-se do projeto “Saberes do Gestar”, iniciado em dezembro no município e que é executado por uma equipe multiprofissional da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e HU (Hospital Universitário) de Dourados.

O projeto é composto por vários temas e é finalizado com a chamada ultrassonografia natural, uma técnica aplicada por agentes de saúde, mostrando através de desenho na própria barriga da mãe, o bebê em sua posição original.

A coordenadora do projeto, Sandra Rodrigues, que atua na equipe de saúde PSF 16 (Flórida II), explica que as gestantes são acompanhadas mensalmente e participam de diversas atividades, como palestras, técnicas de relaxamento e outras.

No caso da arteterapia existem critérios para que a futura mamãe seja agraciada com o desenho em sua barriga. A gestante só terá a pintura agendada após a 33ª semana e depois apresentar seis consultas de pré-natal, duas odontológicas e exame de colo do útero.

Sandra cita, conforme relatos médicos, que a gestação é um momento de transformações físicas e emocionais na mulher, que envolvem mitos, dúvidas, crenças e expectativas, que podem estar diretamente relacionados ao contexto familiar e social.

Por isso, entende-se que a educação popular é uma oportunidade para a saúde ampliar suas práticas, dialogando e valorizando esse saber, lembrando que a troca entre popular e científico, enriquece todos os envolvidos.

Na quinta-feira (05), um grupo de gestantes participou de um os encontros promovidos pela equipe e todos tiveram a oportunidade de conhecer o método Reike, uma terapia natural de harmonização, reposição energética e equilíbrio, que recupera e mantém a saúde.

Projeto “Saberes do Gestar” envolve diversas atividades que permitem uma gestação saudável e um parto seguro – Assecom

Esteve também no encontro, Dayane da Conceição, que naquele momento recebia o desenho de sua filha Sofia, em sua barriga. Ela o marido, Francisco Gildaclos ficaram bastante emocionados com o resultado da obra de arte das agentes de saúde, que foram treinadas para isso.

Outras mães que também passaram por esse mesmo processo relataram que se trata de algo inexplicável. “Senti como estivesse vendo minha bebê no colo”, disse Ocléia. Simone contou que ficou ainda mais ansiosa para ver o rosto do bebê, e Juliete disse que a sensação é de realização.

Sandra Rodrigues informou que o projeto visa oportunizar à gestante e acompanhante, um atendimento integral com enfoque na educação popular em saúde, utilizando práticas integrativas e complementares a fim de promover uma gestação saudável e um parto seguro.

Os encontros são mensais com temas pré-definidos pelo grupo juntamente com a técnica que será aplicada (meditação, arteterapia, musicoterapia, aromaterapia, dança circular, entre outras). Como relatou a equipe, já é observado um crescente interesse das gestantes nos temas propostos e credibilidade nos métodos apresentados.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018