Prefeitura de Dourados
Secretaria de Sade de Dourados

Prefeitura prepara entrega da nova Casa da Acolhida

Novo prédio da Casa da Acolhida em Dourados está quase pronto para entrega

Novo prédio da Casa da Acolhida em Dourados está quase pronto para entrega. A. Frota

Os preparativos para a entrega da reforma e ampliação da Casa da Acolhida em Dourados estão chegando ao fim. A unidade passou por obras executadas com recursos próprios da prefeitura para dar mais conforto e condições dignas de estadia para os frequentadores.

O prédio foi ampliado de 316,46 para 639,96 metros quadrados, além de receber a reforma, a um valor de R$ 360 mil em recursos do município. A unidade foi toda equipada com móveis novos, além de contar com lavanderia e cozinha industrial. Também foi implantada uma horta que será mantida pelos frequentadores.

Como destacou a secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, “A proposta do prefeito Murilo com a reforma e ampliação, é de garantir maior conforto e um atendimento digno a essas pessoas que precisam recuperar seus direitos perdidos. Mais espaço para tomar banho, se alimentar, tudo com o conforto necessário”.

A ampliação e a reforma permitiram uma melhor distribuição dos espaços. Os quartos de mulheres e homens serão separados, incluindo as áreas de lazer. Atendendo às normativas estabelecidas para o serviço, cada dormitório tem cinco camas.

Também haverá distinção entre moradores de ruas e migrantes, que são públicos diferentes atendidos pela Casa. “Com a separação, fica mais fácil fazer um trabalho específico para cada grupo”, ressaltou Ledi.

A Casa da Acolhida é um espaço de abrigo para aqueles que não têm vínculo familiar estabelecido e precisam de um lugar para ficar. A unidade oferece lugar para dormir e alimentação aos frequentadores. A unidade fica aberta 24h.

Também é feito um atendimento psicossocial para que o vínculo com a família seja reestabelecido. Para cada caso é adotada uma estratégia. Há ainda outros tipos de encaminhamentos, como para o mercado de trabalho ou serviços de saúde, entre outros por exemplo.

“Nos últimos anos já conseguimos tirar completamente da situação de rua ao menos 20 pessoas que hoje tem uma vida digna e não dependem mais do serviço. Esse é um número muito significativo”, ressaltou Ledi.

Os frequentadores da Casa da Acolhida passam sempre antes pelo Centro POP, unidade voltada às pessoas em situação de rua. No local, eles passam por uma triagem para que seja direcionado o acompanhamento.

A área de Assistência Social em Dourados tem passado por uma importante reestruturação contínua comandada pela equipe do prefeito Murilo. O trabalho tem surtido um efeito positivo e mudado a vida de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho realizado pelo município ainda é reconhecido por autoridades no setor nacionalmente. Ao visitar Dourados no início de agosto, a consultora do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)  pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) Ana Lígia Gomes, ficou impressionada com a estrutura proporcionada pelo município, em especial a Casa da Acolhida.

“O trabalho está bem estruturado em Dourados, eu fiquei impressionada com essa questão”, afirmou à época Ana Lígia, sobre o trabalho desenvolvido na área da assistência                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     social. Ela ainda visitou outras unidades, como os Cras e o Peti Indígena.

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2019