Prefeitura vai firmar parceria com o IFMS para uso de tecnologia na gestão pública

Prefeita Délia e assessores recepcionaram diretor do campus do IFMS Dourados, nesta quarta-feira – A. Frota

A Prefeitura de Dourados vai firmar uma parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para utilizar recursos das turmas de Informática da Internet na elaboração de um jogo para atividades educativas da Agetran (Agência Estadual de Transporte e Trânsito), um aplicativo para uso interno da Secretaria de Educação e um aplicativo para auxiliar a população nos registro de situações que demandam atuação das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos, bem como para fazer denúncias depredação do patrimônio público à Guarda Municipal.

Na manhã desta quarta-feira (7), o diretor-geral do Campus Dourados do IFMS, Carlos Vinícius Figueiredo, manteve reunião com a prefeita Délia Razuk e apresentou um plano de trabalho e a proposta de parceria para utilização dos conhecimentos empregados e do ambiente de estudo na elaboração das ferramentas.

A prefeita destacou a importância da parceria que vai utilizar um ambiente de estudo e colocar em ação o talento dos alunos do IFMS, ou seja, a comunidade local. “Nós precisamos fomentar a utilização das nossas estruturas e aplicar na prática o conhecimento adquirido pelos alunos nestes cursos. Ganha a comunidade, ganha o IFMS e ganham os estudantes”, disse a prefeita.

Prefeita Délia e assessores recepcionaram diretor do campus do IFMS Dourados, nesta quarta-feira – A. Frota

Carlos Vinícius disse que esta é a forma que o IFMS tem de retribuir todo o investimento em ensino e pesquisa. “Assim devolvemos para a comunidade local o investimento que recebemos. Esta é a proposta da instituição”, disse. A parceria deve durar dois anos.

Um dos trabalhos que geram mais expectativa é a elaboração do aplicativo que vai auxiliar a comunidade nas ações de fiscalização e solicitação de serviços, denominado SOS Dourados. Através da ferramenta, o cidadão terá condições de enviar, direto do local, imagem e informações sobre a necessidade de tapa-buraco, limpeza de terreno baldio, recuperação de iluminação pública ou denunciar depredação e focos de dengue, por exemplo.

Dentro da elaboração do sistema, a compilação dos dados vai permitir identificar os problemas e eliminar as pendencias com a atuação mais rápida das secretarias envolvidas.

Publicado em: 07/02/2018 as 12:58 horas
Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2018