Secretaria de Assistência Social reuniu entidades não governamentais

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania (SEMASHC) reuniu várias entidades não governamentais nesta quarta-feira pela manhã. A reunião aconteceu na Casa dos Conselhos da Prefeitura Municipal de Dourados e serviu para aproximar os representantes dessas entidades com a administração do prefeito Laerte Tetila (PT) e para apresentação dos projetos e programas que vem sendo desenvolvido na área de assistência social do município. Durante a reunião com as entidades, a secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, disse que o trabalho das entidades não governamentais é muito importante para o município e que a administração Tetila está buscando uma maior aproximação dessas entidades, para o desenvolvimento de projetos através de parcerias. A secretária falou sobre critérios de partilha do Fundo Municipal de Assistência Social de Dourados. Ledi Ferla disse que a administração municipal vem lutando para aumentar os recursos para as entidades já conveniadas com o município e para cadastrar novas interessadas em formar parcerias no desenvolvimento de políticas de assistência social. Segundo ela, o prefeito Tetila tem procurado através de instâncias de controle social garantir a transparência e a participação dos vários segmentos, para definir, normatizar e avaliar as ações e o financiamento da Política de Assistência Social. A secretária explicou que os critérios de financiamento, no município de Dourados para a política de assistência social, estão pautadas pelo respeito a dignidade e autonomia do cidadão, igualdade de direitos no acesso ao atendimento, integração da assistência social às demais políticas sociais, universalidade e equidade, ampla divulgação e democratização da gestão e participação popular. Segundo Ledi Ferla, as principais medidas do Estatuto da Criança e do Adolescentes, já estão sendo aplicadas em Dourados, as quais priorizam a manutenção saudável da criança na família e na comunidade para a formação da cidadania, buscando garantir seus direitos sociais básicos. Ela citou o atendimento sócio-educativo, que vem sendo desenvolvido e que está voltado às atividades de proteção, desenvolvimento e socialização de crianças e adolescentes, tendo como princípio fundamental a intercomplementariedade de propósitos e ações entre família, escola e comunidade. A secretária também falou sobre apoio a pessoa portadora de deficiência. Ela disse que o apoio consiste em ações de prevenção, habilitação e reabilitação, visando a realização da pessoa portadora de deficiência como indivíduo produtivo, membro da família e da comunidade. Ledi Ferla disse que o Centro de Convivência de Pessoa Portadora de Deficiência vem colhendo bons resultados. Várias pessoas portadoras estão sendo inseridas no mercado de trabalho. Hoje funciona no centro uma fábrica de macarrão e brevemente o município montará no local uma serralheria. Ela também falou sobre vários projetos e programas, como o Coletivos de Trabalho, o projeto Tukambi (galinha caipira) na aldeia indígena, construção de casas populares, entre outros. O secretário municipal de Governo, Wilson Biasoto, que participou da reunião representando o prefeito Laerte Tetila, ressaltou o trabalho das entidades governamentais no município. Ele disse que o objetivo da administração é continuar contando com apoio dessas entidades e procurando ampliar as parcerias.

Publicado em: 26/02/2003 as 20:22 horas