Secretaria de Saúde quer atender demanda crescente por óculos

A crescente demanda por confecção de novos óculos fez com que o prefeito de Dourados, Laerte Tetila, solicitasse mais material para o laboratório óptico da secretaria. Há quinze anos a secretaria municipal de saúde confecciona óculos para estudantes entre 7 e 16 anos das escolas públicas municipais. “Geralmente, o professor é o primeiro a perceber que a criança está tendo alguma dificuldade para ler ou aprender”, comenta o responsável pelo laboratório Óptico da secretaria, José Carlos da Mota. A maior parte das escolas públicas conta com um coordenador, treinado por José Carlos para fazer o teste de acuidade visual. É este teste que mostra se a criança está tendo dificuldades para enxergar. Após o teste o aluno é encaminhado ao oftalmologista da secretaria. Se for diagnosticada a deficiência visual o médico faz a receita que pode ser aviada no laboratório óptico da secretaria municipal de saúde. “Estamos sempre dispostos a treinar novos coordenadores para fazer o teste de acuidade visual. Basta que a escola entre em contato conosco para que possamos treinar os interessados”, explica o secretário de Saúde, Takeshi Matsubara. Aproximadamente 50 escolas públicas têm coordenadores capacitados para fazerem o teste. No entanto, o prefeito Laerte Tetila lembra que as escolas particulares que estiverem interessadas também podem contar com este serviço da secretaria municipal de saúde. A intenção, segundo o prefeito, é de que a procura pelo atendimento e pela confecção de novos óculos aumente. “A idéia é fornecer todo o material necessário para que a deficiência visual não interfira no aprendizado de nossas crianças”, afirma o prefeito. Só no ano passado foram encaminhados mais de 2 mil alunos para exames oftalmológicos. Estudos no Brasil afirmam que cerca de 25% e 30% das crianças em fase escolar apresentam alguma perturbação oftalmológica.

Publicado em: 12/02/2003 as 22:39 horas