Secretaria Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), criada pela Lei Complementar nº 192 de 23 de dezembro de 2011, vem atender uma das mais antigas reivindicações do

segmento cultural douradense, e tem por finalidades a formulação de políticas públicas e a coordenação da implementação de ações, diretamente ou em parceria com entidades públicas e privadas, de programas, projetos e atividades voltados para o desenvolvimento da cultura, bem como da preservação do patrimônio histórico e cultural do município.

Compete à pasta formular a política de cultura do município articular-se com órgãos federais, estaduais, municipais e culturais de qualquer iniciativa; promover a defesa do patrimônio histórico de Dourados; conceder auxílio a instituições culturais para assegurar o desenvolvimento cultural efetivo; promover intercâmbio com entidades culturais públicas e privadas, mediante convênios que possibilitem exposições, reuniões e realizações de caráter cultural; realizar promoções destinadas à integração social da população com vistas à elevação do seu nível cultural, entre outras atividades.

 

Secretaria de Cultura: Gil de Medeiros Esper

Gil de Medeiros Esper é professor do curso de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), foi Coordenador de Cultura desta mesma instituição entre os anos de 2012 e 2015, e produziu ações de destaque como o Festival Internacional de Teatro, Mostra Audiovisual de Dourados, Festival Douradense de Música.

O secretário possui graduação em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Artes (arte e tecnologia da imagem) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente cursa doutorado pela Universidade Federal da Bahia, no programa de pós-graduação em teatro. Gil Esper foi professor do Curso de Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2006 – 2008).

Há 12 anos atua na área de artes, com ênfase em teatro. Já desenvolveu trabalhos na área de Artes Visuais, tendo inclusive participado de exposições e exibições.

Em 2006, foi contemplado com o prêmio Usiminas/Sinparcde melhor criação de luz, pelo espetáculo “O último voo do Flamingo”.

Participa desde 2007 do “O Coletivo” atração de destaque de Belo Horizonte – MG,o qual possui prêmios de cenografia, figurino, melhor ator e o prêmio de destaque do Festival Nacional de Juiz de Fora-MG.

Gil de Medeiros Esper tem atuado como produtor e diretor de montagens no curso de Artes Cênicas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados)e frente a diversos espetáculos na instituição.

O secretário coordena ainda a iluminação e direção de vários espetáculos e shows musicais locais, como o já reconhecido nacionalmente “Tem Guitarra no Samba”.

 

Telefone: 3411 7709

E-mail: cultura@dourados.ms.gov.br

 

 

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017