Secretaria de Desenvolvimento Econmico e Sustentavel de Dourados

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável

SEMDES – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável presta serviços a população em diversos setores, tais como:
Departamento de Turismo, Departamentos de Agronegócios, de Comércio, de Indústria e o CIAT – Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador.

Com responsabilidade de promover, fomentar, estimular e dar suporte à industria, comércio, agropecuária, turismo e ao Ciat a secretaria como o órgão do primeiro escalão do Governo Municipal, vem cumprindo esse papel ao longo das décadas, assumindo naturalmente a importância que lhe cabe na economia e na sociedade douradense.

Para cobrir os pontos de interesse de sua competência, foram criadas superintendências, gerências, mecanismos e aparatos técnicos segmentados dentro de qualificações específicas a serem atendidas pela pasta.

Além dos programas de incentivo ao desenvolvimento, a Secretaria é uma das mais importantes ferramentas de progresso, empreendedorismo e crescimento econômico / social do Município e do Estado de Mato Grosso do Sul.

Diante desta importância a Prefeitura elaborou o Projeto Pólo de Serviços para o Setor Sucroenergetico de Dourados com objetivo de promover o desenvolvimento econômico de Dourados e região, através da competitividade das empresas fornecedoras de bens e serviços do setor sucroenergético para as usinas e grandes indústrias da região sul do estado.

Como público alvo principal, a Prefeitura irá desenvolver e capacitar em um primeiro momento empresas do setor metal mecânico e prestadores de serviços para o setor sucroenergético, que nos mostra a grande oportunidade de negócios neste segmento.

Com foco também na orientação, certificação dos produtos de origem animal para comercialização, possui o SIMD – Serviço de Inspeção Municipal de Dourados, para auxiliar às empresas, como açougues, mercados, peixarias, dentre outros.

Além de desenvolver o Turismo de negócios através de eventos como o Festival Gastronômico e a Feira Agrometal

Missão:

Apoiar o desenvolvimento econômico e sustentável de Dourados através do fortalecimento e crescimento das empresas do turismo, indústria, agronegócios e comércio das áreas urbanas e rurais.

Objetivos:

Desenvolver ações que impulsionem indústria, comércio, turismo e agroindústria

Propor informações para diversificação da produção do município;

Propor políticas públicas adaptáveis aos empreendedores;

Especializar e treinar mão de obra para os setores de produção, comercial, industrial e serviços.

Secretaria de Desenvolvimento: Rose Anne Vieira

Rose Anne Vieira é graduada em Administração e em Direito pela Unigran, com especializações em formação de Consultores de Empresas de Pequeno Porte pela USP/FIA de São Paulo, formação em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo – SBDG- em Porto Alegre, formação de Agentes de Mudança pelo Sebrae.

A secretária possui cursos de capacitação em Gestão Executiva, pela Amana Key/SP, Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia – ILACE/SP, Fundação Dom Cabral/MG.

Foi gerente do Sebrae-MS em Dourados de 1991 até 2005, Diretora Técnica do Sebrae-MS em Campo Grande de 2005 a 2008, gerente de Orçamento no Sebrae-DF de Brasília no ano de 2009.

Atuou na Diretoria de Educação na Escola Superior de Controle Externo no TCE/MS em 2011, sendo que no mesmo ano esteve a frente da Secretaria de Educação, função que exerceu até 2015.

Também em 2015, ela atuou na secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável e na Assistência Social na Prefeitura Municipal de Dourados.

Rose Anne Vieira participou de diversos cursos e eventos técnicos voltados para área do Direito e da Administração.

Telefone: 3426 6694

E-mail: semdes@dourados.ms.gov.br

Desenvolvido pelo Depto de Tecnologia da Informação - Secretaria Municipal de Administração - Prefeitura de Dourados - 2017