Secretaria de Sade de Dourados

Semas alerta beneficiários do BPC em Dourados sobre cadastramento

Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) em Dourados devem estar atentos ao cronograma para realização do Cadastro Único. A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Assistência Social, destaca que conforme estabelecido pelo Ministério da Cidadania – Portaria n° 2.651/2018 -, é necessário que os beneficiários façam seu cadastramento sob a pena de ter o benefício suspenso.

Em Dourados, conforme dados do departamento de Bolsa Família e CadÚnico, 1.372 usuários necessitam fazer o procedimento.

O cronograma a ser seguido para estes procedimentos é o que foi divulgado pelo governo federal, sendo quatro lotes, conforme o mês de aniversário do beneficiário.

Quem faz aniversário entre os meses de janeiro a março tem como prazo limite de cadastramento o mês de março. No caso dos nascidos entre abril e junho, o prazo limite de cadastramento será o mês de junho. Nascidos de julho a setembro têm como prazo estipulado para cadastramento o mês de setembro. No caso dos beneficiários nascidos de outubro a dezembro, o limite para cadastramento será o mês de dezembro.

Conforme Edvaldo Correa de Oliveira, coordenador do Cadastro Único, no primeiro lote em Dourados, 321 beneficiários podem ter o benefício suspenso, caso não realizem o cadastramento. Para isso, é necessário que procurem o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de sua região até março de 2019.

Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade para ir até o Cras, qualquer pessoa que more com o ele, pode fazer o cadastramento. Basta que se dirija ao Cras portando documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de nascimento/casamento, comprovante de residência) de todas as pessoas que residem no domicílio.

O BPC/LOAS é um benefício de Assistência Social, coordenado pelo Ministério da Cidadania e operacionalizado pelo INSS, destinado a pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade, cuja renda familiar por pessoa seja inferior a ¼ do salário mínimo. O benefício garante o pagamento mensal de um salário mínimo.

O coordenador destaca que o decreto do governo federal n° 8.805/2016 tornou obrigatória a inscrição dos beneficiários do BPC no Cadastro Único, tanto para quem já recebe o benefício, quanto para quem vai dar entrada no requerimento junto ao INSS.

“É necessário atenção aos prazos para que não ocorra a suspensão dos valores”, destacou. Em Dourados são ao todo 5.414 beneficiários do BPC/LOAS.

Confira a tabela com os prazos:

Lote Mês de Aniversário do Beneficiário Limite para Cadastramento Mês de Suspensão do Benefício
Janeiro a Março Março Abril
Abril a Junho Junho Julho